Randon investe em digitalização e expansão geográfica
Uma das líderes do setor rodoviário e de autopeças, a Randon tem rating de compra para suas ações, com preço-alvo de R$ 22,80
12/07/2022Ocupando posição de destaque no setor rodoviário e de autopeças, a Randon (RAPT4) se mantém firme na estratégia de diversificar seu leque de produtos e sua atuação geográfica.
Com isso, a empresa deve reduzir a participação do mercado interno na receita e aumentar as fontes de faturamento. As conclusões estão em relatório divulgado pelo Banco Safra, após encontro com a alta direção da companhia.
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De forma objetiva, o Safra reforça a classificação de compra para os papéis RAPT4, uma vez que enxerga a empresa no caminho da inovação e vê suas ações descontadas.
Conforme o relatório, publicado após o Investors Day liderado pelo diretor presidente Daniel Radon e pelo CEO Sergio de Carvalho, a companhia percorreu os principais pilares de sua estratégia de crescimento e destacou o investimento em inovação, buscando soluções de materiais inteligentes por meio da Nione.
Nesse sentido, a empresa espera ser competitiva não só em soluções de siderurgia, mas principalmente em outras aplicações (por exemplo, bateria elétrica) com um potencial endereçável de mercado representando cerca de 7% do mercado global de nióbio.
Em suas unidades fabris, a Randon adquiriu cerca de 320 robôs nos últimos cinco anos, automatizou aproximadamente 70 linhas de produção e alocou cerca de 110 funcionários para o processo de digitalização e deve continuar investindo em soluções para acelerar sua transformação digital.
Além disso, a empresa afirmou que seus novos produtos podem a levar a recuperar sua participação de mercado para 30% a 32%.
Na análise, o Safra coloca os seguintes pontos como destaques sobre as principais verticais de negócios:
- A Randon pretende manter expandindo sua presença global, reduzindo a volatilidade de suas receitas à medida que explora mercados e reduz sua exposição ao
- agronegócio brasileiro;
- A companhia está investindo em produtos mais leves e menos poluentes, também alinhados à sua estratégia de internacionalização para um mercado mais maduro;
- A administração reforçou a estratégia da Fras-le, declarada em seu recente IPO, de reconquistar market share em mercados mais maduros, ampliando a capacidade na linha de produtos estratégicos e continuando a investir em novas tecnologias;
- A empresa espera ver uma aceleração crescimento neste segmento, seguindo sua estratégia de parcerias visando melhorar a percepção dos clientes de seus serviços, reforçando sua posição como prestadora de serviços de transporte e logística.
Aquisições para se expandir globalmente
Randon segue seguindo sua estratégia de diversificar sua atuação global presença e produtos do portfólio e adquiriu 14 empresas nos últimos cinco anos.
Segundo o Safra, a Hercules, fabricante estadunidense de reboques, deve trazer mais resiliência às receitas da Randon dada a sua exposição ao mercado norte-americano, que apresenta um mercado endereçável de cerca de 420 mil reboques/ano, muito acima dos quase 80 mil esperados para o mercado brasileiro.
Apesar do maior mercado endereçável, os produtos americanos têm menos tecnologia aplicados à sua produção, o que pode levar a Randon a melhorar as sinergias de fabricação sua tecnologia. A previsão é de que o negócio seja fechado entre três e quatro meses.
Vale a pena investir em RAPT4?
- Exposição diversificada a uma vasta gama de indústrias;
- A empresa está focada em ampliar seu portfólio de produtos no mercado nacional como a Nakata;
- A Randon conta com uma equipe de gestão profissional e experiente.
Quais os riscos ao investir em RAPT4?
- Piora do cenário macroeconômico pode postergar a renovação de seus ativos;
- Quebra de safra no Brasil, considerando a ainda alta exposição da receita da empresa à sua divisão de carretas;
- Dificuldades na integração de aquisições futuras, sinergias abaixo do esperado ou contingências maiores impactando seus resultados futuros.
Sobre a Randon (RAPT4)
Fundada em 1949, a Randon é uma holding familiar com participação em diversas subsidiárias industriais focadas na produção, comercialização e distribuição de implementos rodoviários e autopeças, posicionando-se como a empresa líder em seus principais mercados no Brasil.
Atualmente, a empresa distribui seus produtos para mais de 120 países e possui 15,4 mil funcionários. Listado na bolsa de valores da Bovespa em 1993, as ações negociadas da empresa são compostas por ações ordinárias e preferenciais, classificado como “nível 1” de governança corporativa na B3, o segundo maior nível de governança corporativa da bolsa brasileira mercado.
Além disso, a empresa possui o maior parque privado de inovação tecnológica da América Latina, cujo investimento é de cerca de R$ 90 milhões, tendo sido responsável pela criação de 56 novas patentes em 2021.
As operações da empresa são globalmente diversificadas, reduzindo os riscos de concentração de mercado. Tem vários fornecedores em todo o mundo, o que reduz os riscos da empresa com a escassez de materiais e gargalos na cadeia de suprimentos.
Como resultado de seu consistente histórico de M&A, a Randon conseguiu expandir seu mix de produtos para uma ampla gama de materiais, de trailers a serviços financeiros.