Fundo multimercado com retorno de 450% é opção contra volatilidade
Safra Galileo conta com gestão ativa, essencial para momentos de turbulência na economia, e retorno histórico acumulado que representa mais que o dobro do CDI
05/07/2022Diante das recentes propostas para ampliar gastos do governo, a frente fiscal voltou ao centro das atenções dos investidores, que buscam opções mais seguras para fugir da volatilidade causada pelo cenário de incertezas.
Neste cenário, o Safra apresenta em relatório semanal uma análise sobre as contas públicas e o risco-país, além de um fundo multimercado que em 2022 acumula rentabilidade de 236% do CDI (certificado de depósito interbancário). Desde o lançamento, o retorno é de mais de 450%.
Saiba mais
- Safra Galileo se destaca com aposta em aumento de juros
- Fundos de investimento: o que são e como funcionam?
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Olhando para os fundamentos das contas públicas, o comportamento de curto prazo tem sido positivo. A relação entre dívida e PIB tem recuado nos últimos meses, ficando bem abaixo do que se projetava no ano passado até agora.
Parte considerável da melhora está associada ao aumento do preço do petróleo, graças a royalties e participações especiais, bem como impostos e dividendos da Petrobras. As despesas, por sua vez, têm crescido menos do que a arrecadação, em meio a medidas como o congelamento do salário de servidores federais.
Além disso, a inflação tende a aliviar o endividamento, ao impulsionar a arrecadação e também o PIB nominal do país.
Outro fator positivo para essa dinâmica é a forte reserva de liquidez do Tesouro Nacional, que permite ao órgão mitigar os impactos de momentos de estresse no mercado de títulos. Essa reserva atualmente cobre quase 90% do estoque da dívida de curto prazo.
A perspectiva para as contas públicas não está livre de riscos. O aumento da Selic, por exemplo, vai se refletindo gradualmente no encarecimento da dívida.
Outro ponto de atenção é o aumento do chamado risco-país, ou seja, o maior prêmio cobrado pelo mercado diante da expansão dos gastos públicos, por vezes à margem das principais regras fiscais.
O CDS do Brasil vem subindo ao longo do ano, chegando perto dos 300 pontos. Trata-se de uma medida do risco soberano, e que está em patamar mais elevado na comparação com outros países da América Latina.
Como investir em meio à volatilidade
Além de toda a cautela que é observada no exterior, a percepção dos investidores sobre o risco fiscal é mais um fator que tem adicionado volatilidade aos preços dos ativos locais.
Essa frente também deve ser acompanhada, já que uma eventual deterioração mais grave pode trazer impactos para investimentos tanto de renda fixa, quanto de renda variável.
Por isso, o Safra refoçra que uma gestão ativa e profissional é recomendável para buscar as melhores oportunidades através de diversas classes de ativos.
Uma opção eficiente para isso são os fundos multimercado com histórico de consistência, a exemplo do Safra Galileo (todos os detalhes e regulamento aqui).
Trata-se de um dos fundos mais tradicionais da indústria, acumulando rentabilidade de mais de 450% desde que foi lançado.
O resultado representa mais que o dobro do CDI em um período marcado por diferentes turbulências, graças a posições diversificadas entre ações, moedas, juros ou commodities, no Brasil e no exterior.
O ótimo desempenho em 2022 também comprova a capacidade que o Galileo tem de gerar valor em ambientes adversos.
Impulsionado por ganhos atrelados aos aumentos de juros nos Estados Unidos e aos momentos de valorização do real, o fundo ganha o equivalente a 236% do CDI no ano.