Rumo Logística inicia construção de 700 km de ferrovia no Mato Grosso
Empresa vai concluir no ano que vem a extensão de 700 quilômetros da sua malha ferroviária no Mato Grosso, com investimento de até R$ 15 bilhões
04/11/2022A Rumo Logística comunicou que iniciou a construção da extensão da sua Malha Norte no Mato Grosso. O projeto, anunciado em setembro de 2021 prevê mais de 700 km em novas ferrovias, segmentados em 4 fases de construção, com previsão máxima de conclusão em 2033.
O projeto, que antes previa um investimento entre R$ 9 e R$ 11 bilhões, passou por uma revisão de custos, com a Rumo estimando o novo capex entre R$14 e R$15 bilhões. Dentre os principais pontos que levaram a revisão do valor do investimento da empresa estão a pressão inflacionária sobre os custos de construção e o maior detalhamento dos estudos de engenharia, que apontaram maiores investimentos em obras especiais como pontes e viadutos em uma topografia com relevo mais acidentado.
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A companhia também revisou a tarifa base aplicada no modelo econômico do projeto. A tarifa saiu de R$ 273 por tonelada estimados em 2021 para R$ 400 por tonelada.
Tarifa da Rumo é revista com aumento de custos
O aumento do valor da tarifa está relacionado à melhora estrutural do mercado de fretes dos modais substitutos como o rodoviário e o hidroviário.
A companhia deverá usar diferentes fontes de recurso para financiar o projeto. No segundo trimestre de 2022 a Rumo reportou uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, margem EBITDA de 48,6%, endividamento líquido de R$ 9,6 bilhões e uma alavancagem (dívida líquida/EBITDA) de 2,7x. Para os próximos períodos, mesmo com a construção em andamento, a Rumo planeja operar com sua alavancagem entre 2,0x e 2,5x.