close

Vendas de supermercados crescem 4% no ano

As receitas, porém, pararam de crescer no mês, quando o comércio em geral reabriu ao público

Supermercados

Setor acredita em expansão do ritmo de crescimento nos próximos meses / Foto: Getty Images

Os supermercados de São Paulo acumulam alta de vendas de 4% no ano de 2020 até o mês de outubro. Em 2019, o acumulado para o mesmo período foi um crescimento de 0,6%.

Na comparação com o mesmo mês de 2019, porém, outubro deste ano apresentou uma queda de 1% nas vendas.

Os dados são da pesquisa mensal sobre o faturamento real do setor no estado, divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Os números são deflacionados e consideram o conceito de mesmas lojas – as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses.

Para o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos,  houve acomodação do índice de vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings, nos últimos meses. “O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, diz Santos.

A previsão da Apas para dezembro é de que ceias menores e caseiras devam ser as principais demandas das famílias. O presidente da associação espera um aumento de 8% nas vendas dos supermercados. Em 2019, a expectativa para o período de fim de ano era de crescimento de 6%.

Agência Estado

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra