close

Alta no índice de preços do IBGE surpreende

Analistas do Banco Safra refazem suas previsões. Visão ainda é positiva

Mulher faz compras em supermercado

Resultado veio acima da margem esperada pelos analistas / Foto: Getty Images

A inflação de novembro surpreendeu novamente. O IPCA acelerou de 0,86% em outubro para 0,89% no mês passado, segundo números publicados pelo IBGE nesta terça-feira, 8.

A previsão dos especialistas em macroeconomia do Banco Safra era por uma desaceleração na alta dos preços. O resultado surpreendeu o mercado.

Apesar do resultado acima do esperado, a composição do IPCA foi relativamente positiva, na análise do Banco Safra.

A projeção do IPCA para o ano, de 4,4%, está sob revisão e com viés de alta. O centro da meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional e perseguida pelo Banco Central, é de 4% para este ano.

A expectativa é pela manutenção da taxa Selic em 2% ao ano, na reunião do Conselho de Política Monetária do Banco Central que começa hoje e anuncia a decisão amanhã.

Os números de novembro

O avanço de 0,89% nos preços de novembro sobre outubro representa a maior alta para um mês de novembro desde 2015, segundo o IBGE.

Para os economistas do Banco Safra, a principal surpresa veio do grupo “Alimentação e bebidas”, que marcou alta de 2,54% nos preços, acima dos 2,21% previstos, bem como nos preços de combustíveis, que subiram 2,44%.

No entanto, os economistas do banco pontuam que tanto os preços de alimentação quanto de combustíveis devem desacelerar já no curto prazo.

Projeção do IPCA para o ano entra em revisão.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra