close

Vale retira trabalhadores presos em mina no Canadá

Vale informou que conseguiu retirar todos os 39 trabalhadores presos no subsolo de mina de níquel no Canadá

mina da vale no Canadá

Mina foi responsável por produzir 40% do níquel usado na artilharia dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial | Foto: Getty Images

A mineradora Vale informou que conseguiu resgatar todos os 39 trabalhadores que estavam presos em uma mina subterrânea em Sudbury, no Canadá.

“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e equipe de resgate.

O executivo diz que será iniciada uma investigação, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.

A Vale explica que os empregados estavam na mina para o turno de domingo, 26, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. A saída dos empregados ocorreu por sistema de escada de saída secundária.

No domingo, os 39 funcionários ficaram presos de 900 a 1.200 metros de profundidade.

Segundo a Vale, os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão.

Os funcionários foram retirados desde domingo à noite, por uma equipe de resgate por meio de escada secundária que já existia dentro da mina.

No primeiro semestre deste ano, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel, segundo a Vale. A produção na mina está temporariamente suspensa e a companhia avalia medidas necessárias para retomada da produção.

Acidente ocorreu no domingo

A Vale confirmou na segunda-feira, 27, que 39 funcionários da mineradora ficaram presos no subsolo na mina de níquel de Totten em Sudbury, Ontário (Canadá).

“Na tarde de domingo, na mina de Totten, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft (aberturas para a passagem de tubulações) e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados”, aponta a companhia.

“A equipe de resgate alcançou os mineradores e iniciou a movimentação via acesso de escadas secundário. Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um”, conclui a Vale.

Mina da Vale no Canadá

No Canadá, se localizam operações de níquel da Vale, componente essencial de carros, celulares, baterias recarregáveis, entre outros itens que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas.

A operação canadense foi fundada após a descoberta de jazidas de cobre em Sudbury, na província de Ontário. No início, o minério era enviado para fundição na fábrica Constable Hook, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Logo em seguida, foram encontrados depósitos com elevados teores de níquel, e testes de perfuração revelaram o enorme potencial de mineração na área.

Em 1902, foi criada, em Nova York, a empresa International Nickel Company, Ltd., como parte de uma joint venture entre as empresas Canadian Copper, Orford Copper e American Nickel Works. Em 1916, a International Nickel Company of Canada, Ltd passou a ser a operadora de Copper Cliff, em Sudbury, e, em 1918, construiu uma nova refinaria em Port Colborne. Em 1919, iniciaria suas atividades comerciais com o nome de Inco.

Uma década depois, a empresa se expandiu ao absorver a britânica Mond Nickel Company e estabeleceu sede em Toronto. Entre as curiosidades do período está o fato da mina de Frood, da Inco, ter sido responsável por produzir 40% do níquel usado na artilharia dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

As operações da empresa continuaram a se expandir e, em 1973, foi aberta oficialmente a Refinaria de Níquel de Copper Cliff, avaliada em US$ 140 milhões. A operação foi responsável por introduzir as pelotas de níquel no mercado americano. O níquel da refinaria chegou a ser usado nos ônibus espaciais da NASA, em 1981.

A Inco passou a fazer parte da Vale em 2006 e agora utiliza alguns dos melhores sistemas de gestão de tecnologia, automação e meio ambiente da indústria de mineração. Muitas das operações da Vale ficam na cidade de Sudbury, Ontário. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra