close

ANÁLISE

logo safra

IBOV

-

JBS é melhor escolha no setor de alimentos e bebidas; Marfrig elevada para Compra

BRF e Minerva são rebaixadas para Neutro pelo Banco Safra, que destaca JBS como a melhor no setor de alimentos e bebidas


O que há de novo? O Banco Safra vê um ambiente globalmente incerto para a demanda global por proteínas, uma vez que a economia nos mercados desenvolvidos não está propriamente aquecida e a procura chinesa não mostra sinais consistentes de melhoria no curto prazo.

Além disso, o El Niño está gerando impacto nas culturas em todo o mundo. Embora esta não deva ser uma grande ameaça em 2024, um fenômeno prolongado ou mais forte do que o esperado poderá começar a suscitar maiores preocupações. Consequentemente, vemos mais riscos ascendentes do que descendentes para os preços dos cereais, o que limita o potencial de expansão das margens no frango e na carne suína.

As margens da carne bovina provavelmente permanecerão sob pressão nos EUA, enquanto as da América do Sul e da Austrália parecem permanecer em uma tendência positiva. A principal escolha do Safra entre os frigoríficos é JBS, devido ao potencial de melhoria de lucros em relação à recente baixa, ao potencial de alta da proposta de listagem dupla e à forte diversificação.

O Safra está atualizando atualizando a Marfrig para Compra devido aos retornos positivos potencialmente assimétricos, apesar de uma percepção de risco acima da média. Também rebaixamos a recomendação de BRF e Minerva para Neutro por motivos de valuation e equilíbrio risco-retorno menos favorável.

JBS. O Safra mantém a classificação de Compra para JBSS3 e o status de destaque da ação em nossa cobertura, pois vemos espaço para expansão na margem EBITDA consolidada a partir do 4T23, além do potencial de valorização decorrente da dupla listagem proposta. A diversificação geográfica e de produtos da empresa, bem como a sua sólida geração de caixa mesmo em período de recessão, são fortes pilares da tese de investimento.

Marfrig. O Safra está atualizando o MRFG3 de Neutro para Compra, pois vemos um retorno assimétrico potencialmente positivo, já que o patrimônio excluindo a participação da Marfrig na BRF está avaliado em menos R$ 2.124 milhões, o que parece muito pessimista em nossa opinião. A pressão sobre as margens esperada para a divisão de carne bovina dos EUA deve ser parcialmente compensada por um impulso positivo na América do Sul. Além disso, a alavancagem do balanço deverá ser aliviada pela entrada adicional de caixa de R$ 6 bilhões proveniente da venda de ativos à Minerva. Os riscos são mais elevados do que os de outras histórias no setor devido a uma elevada alavancagem financeira e a uma parte significativa dos lucros que são arrastados pelas minorias, mas o potencial de valorização parece suficientemente bom para fazer com que valha a pena correr este risco (tendo em conta a gestão do risco, como uma gestão adequada dimensionamento).

BRF. O Safra está reduzindo a recomendação para Neutra por motivos de avaliação, após a forte recuperação de 72% no acumulado do ano, levando a um valuation de 6,2x 2024E EV/EBITDA, e visto que agora vemos mais riscos ascendentes do que descendentes para os preços dos cereais. Adicionalmente, o cancelamento do plano de desinvestimento (principalmente pet food) foi negativo, em nossa opinião, pois a entrada de caixa e o maior foco no core business seriam muito bem-vindos. No entanto, aplaudimos as conquistas da administração no programa de eficiência BRF+ e vemos a continuação das melhorias como um potencial catalisador para uma nova reclassificação da ação.

Minerva. Embora os preços do gado continuem favoráveis no Brasil, a queda nos preços globais da carne bovina levou ao consenso de revisar para baixo sua previsão de EBITDA ao longo de 2023. Além disso, ainda há incertezas quanto à integração dos ativos da Marfrig, incluindo a dinâmica de oferta e demanda e se ou não a Minerva será capaz de aumentar a receita das unidades adquiridas conforme pretendido.
Riscos:

  • (i) Procura global de proteínas;
  • (ii) custos de insumos, como preços do gado e dos grãos;
  • (iii) padrões climáticos como El Niño e La Niña; e
  • (iv) questões sanitárias como a gripe aviária e outras doenças.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra