As receitas de carne bovina aumentaram em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2024, impulsionadas pela base de comparação fácil de volumes, enquanto as receitas de aves e suínos diminuíram principalmente devido aos preços mais baixos.
Dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) para todo o mês de março e, consequentemente, para o 1T24 apontam para um trimestre melhor para a carne bovina, uma vez que os volumes de exportação se recuperaram da proibição das exportações para a China no ano passado.
As exportações de aves e suínos estão sendo impactadas principalmente pelos preços mais baixos, embora os volumes também permaneçam abaixo do nível do ano passado.
Os preços ainda não mostram sinais consistentes de melhora, o que acreditamos que será crucial, especialmente para os spreads de aves e suínos, já que os preços dos grãos têm apresentado tendência de alta recentemente.
Considerando apenas os dados consolidados de exportação (ou seja, sem considerar possíveis mudanças na participação de mercado, mix, etc.), as exportações devem ser mais construtivas para os resultados do 1T24 dos players de carne bovina (Minerva, Marfrig e JBS) do que para a BRF.