Varejo de alimentos: Prévia dos resultados do 4T23 – Assaí deve ser o destaque positivo, com margens melhores e vendas e mesmas lojas positivas
O Assaí deve ser o destaque positivo no trimestre, apresentando um forte desempenho de receita (+17% a/a) devido à abertura de novas lojas (orgânicas e conversões), vendas em mesmas lojas de um dígito baixo, e um ganho de margem EBITDA (+22bps a/a).
Por outro lado, o Carrefour deve ser o destaque negativo, com receita estável (desempenho negativo de vendas em mesmas lojas compensado por aberturas/conversões de lojas) e margens ainda pressionadas pela integração do BIG (margem EBITDA -80bps a/a).
Quanto ao Grupo Mateus, esperamos um crescimento de 26% na receita em relação ao ano anterior, impulsionado pela expansão da base de clientes (+26 lojas no nos últimos 12 meses) e um crescimento de vendas em mesmas lojas de um dígito.
No entanto, esperamos uma redução na margem EBITDA devido a maiores despesas de vendas relacionadas às novas lojas.
Por fim, o GPA deve registrar crescimento de receita juntamente com a expansão da margem EBITDA, mas sua alavancagem continua a impactar negativamente os resultados.