close

ANÁLISE

logo safra

BBDC4

-

RaiaDrogasil: aumento de despesas com vendas afetam EBITDA

Para o Safra, o início de 2024 para a RaiaDrogasil parece inspirador, com crescimento robusto de 18% em relação ao ano passado


A RaiaDrogasil registrou uma queda de 7% no EBITDA, principalmente devido a despesas de vendas mais altas do que o esperado. Em termos de margem EBITDA, houve uma queda de 73bps em relação ao ano anterior devido a:

  • (i) desaceleração do crescimento de lojas maduras, resultando em uma menor diluição de despesas; e
  • (ii) ganhos tributários no 4T22 que impactaram positivamente as despesas de SG&A. Vale ressaltar também que a produtividade das lojas continuou a melhorar (+5% a.a.) e que a empresa registrou um crescimento robusto nos dois primeiros meses de 2024 (+18% a.a.).

Por fim, o resultado final foi de R$285 milhões, uma queda de apenas 5% em relação ao ano anterior, mas 7% acima da nossa estimativa, impulsionado por um resultado financeiro melhor do que o esperado.

Opinião do Safra sobre a RaiaDrogasil

Vemos o resultado como negativo devido à pressão maior do que a esperada sobre a margem EBITDA. No entanto, o início de 2024 parece inspirador, com um crescimento robusto de 18% em relação ao ano anterior, que se compara ao crescimento de 12% em janeiro, de acordo com a Sindusfarma.

No entanto, mantemos nossa recomendação Neutra e o preço-alvo de R$ 30,7/ação, pois acreditamos que as ações estão com preços justos, com um P/L de 33x em 2024E em comparação com sua média histórica de 33x.

Abra sua conta no Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra