A Rumo (RAIL3) divulgou seu desempenho operacional referente a novembro de 2023, atingindo 6,6 bilhões de TKUs em volume total expedido, crescimento de 10,2% A/A.
Esta melhoria foi impulsionada por volumes mais fortes transportados através das redes Norte (+17% A/a) e Central (+2,5% A/a), compensando a queda de 9% A/a na sua rede Sul, que apesar de enfrentar um aumento de 206% A/a em Soja mais farelo de soja, foi impactado negativamente pela queda de 32% A/a nos volumes de milho.
Vemos o resultado mensal como positivo para as ações da Rumo. O volume embarcado em novembro ficou 3% acima da nossa previsão de 6,4 bilhões de RTKs.
Mantemos nossa classificação de Compra para as ações da Rumo com base em sua robusta tese de investimento, que é respaldada pelo desempenho resiliente do setor agrícola no Brasil, pois esperamos que a empresa continue se beneficiando do aumento dos volumes de grãos a serem transportados no 2S23 .
Além disso, o volume represado de grãos ainda a serem transportados deve sustentar as negociações tarifárias da empresa para 2024. A empresa atualmente negocia com uma TIR real de 9,6%, +389bps sobre os títulos brasileiros indexados à inflação de 10 anos (NTN-Bs 2035 ).
Sobre a Rumo (RAIL3)
A Rumo é a empresa resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística, concluída em 2016. Oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.
A principal área de atuação se estende sobre os Estados de Mato Grosso, São Paulo e os Estados da região sul do Brasil, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados (através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada).
Possui e opera uma grande base de ativos, incluindo uma rede ferroviária que consiste em cinco concessões com aproximadamente 13.500 quilômetros de linhas, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.
Opera 12 principais terminais de transbordo, tanto diretamente quanto em regime de parceria, com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas, onde pode armazenar grãos, açúcar e outras commodities, o que os permite oferecer um serviço logístico completo e eficiente aos clientes.