A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a estimativa final de produção para a safra de cana-de-açúcar 2023/2024, confirmando a expectativa de números robustos.
A estimativa final para a produção de cana-de-açúcar foi de 713,2 milhões de toneladas (+16,8% ano a ano; +5,3% em relação à última prévia), o maior volume já registrado na série de dados da Conab, que foi sustentado por condições climáticas favoráveis aliadas a investimentos na cultura.
Destaca-se o aumento da produção de cana-de-açúcar em todas as regiões, com exceção do Nordeste. A área colhida deve permanecer plana em base anual, estimada em 8.334 mil hectares, e a produtividade, medida pelo TSH, deve ser em média de 85,6 toneladas/ha (+16,1% em relação ao ano-safra anterior), um aumento de 5,5% em relação à última pesquisa.
Os bons números da produção de cana-de-açúcar levaram a um recorde de produção de açúcar e etanol anidro na série de dados da Conab.
No setor, o Banco Safra tem recomendação de compra para Raízen (RAIZ4) e preço-alvo de R$5,6/ação, por considerar suas ações negociando com desconto em relação às pares e por notarmos sinais animadores que indicam a melhoria da produtividade agrícola e da eficiência industrial.