close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

Siderurgia: tendência de preços estáveis nos próximos meses

Análise do Safra do setor de siderurgia indica que os preços não aumentarão nos próximos meses devido a um equilíbrio entre oferta e demanda


Leituras anuais ruins, apesar da melhora no comparativo mensal nos dados do setor de Siderurgia. O Banco Safra acredita que os dados de março do Instituto Aço Brasil (IABr) contribuíram para os números um tanto fracos do primeiro trimestre de 2024 das siderúrgicas brasileiras.

Dito isso, a dinâmica do mercado de aços planos parece melhor em comparação com a dos aços longos.

O consumo de aço aumentou 3% em relação ao ano anterior no 1T24, mas as vendas domésticas de aço permaneceram inalteradas no período (+3% em relação ao ano anterior para os planos e -4% para os longos).

Essa tendência se deve ao aumento das importações de aço no país, de 19% em relação ao ano anterior, com a penetração das importações aumentando 6pps em relação ao ano anterior para 21%.

As exportações de aço, por outro lado, caíram 18% no período.

O prêmio de paridade do vergalhão brasileiro teoricamente dá aos produtores mais poder para anunciar aumentos de preços em relação ao HRC do Brasil, levando em consideração o prêmio de paridade de 5% a 10% que consideramos justo.

No entanto, continuamos a acreditar que os preços não aumentarão nos próximos meses devido a um equilíbrio ainda frouxo entre oferta e demanda no mercado interno.

Abra sua conta no Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra