close

ANÁLISE

logo safra

IBOV

-

Siderurgia apresenta perspectiva desafiadora para os produtores

Produção não crescer nos próximos meses, porque a Usiminas, a ArcelorMittal e a Gerdau reduziram a produção diante da queda do mercado


A Aço Brasil (a associação da indústria siderúrgica brasileira) divulgou os dados da indústria para dezembro. O consumo total de aço diminuiu -2% m/m para 1.916kt, como resultado de um declínio de -11% nas vendas domésticas, compensado por um aumento de 35% nas importações no período.

A queda nos embarques domésticos é atribuída a uma desaceleração de -7% m/m em aços planos e -17% em aços longos, provavelmente refletindo a fraca sazonalidade histórica no mês.

As importações aumentaram em 30% m/m para o aço plano, para 318kt, e 47% para o aço longo, para 162kt. A penetração das importações aumentou e atingiu 27% para os planos (+6,1pps m/m) e 22% para os longos (+8,3pps m/m).

A perspectiva de margem para os produtores de aço brasileiros continua desafiadora, tendo em vista (1) o consumo doméstico de aço mais fraco e (2) o espaço limitado para aumentos de preços.

Entretanto, vemos menos riscos de descontos agora que os prêmios de paridade de importação estão em 8% para o HRC do Brasil e 5% para o vergalhão do Brasil.

Não acreditamos que a produção crescerá muito nos próximos meses, principalmente porque a Usiminas, a ArcelorMittal e a Gerdau decidiram interromper parte de sua capacidade de aço bruto devido às difíceis condições do mercado.

Abra sua conta no Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra