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Veículos e autopeças: queda na exportação afeta produção

Segundo a Anfavea, os números tímidos de veículos leves e comerciais em 2023 podem ser explicados pela queda de 17% nas exportações


A Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os números de produção de veículos para dezembro em 171,6 mil unidades (-10,4% A/a e -15,3% M/m), seguindo números fracos para automóveis de passageiros, caminhões e ônibus.

Em 2023, a produção de veículos atingiu 2,32 milhões de unidades, uma queda de -1,9% A/A.

Analisando por segmento, o Banco Safra destaca:

  • (i) a produção de automóveis de passageiros atingiu 129,6 mil unidades (-13,3% A/a, -16,7% M/m e -2,3% em 2023 vs. 2022);
  • (ii) a produção de veículos comerciais leves atingiu 32,5 mil unidades (+26,9% A/a, -7,8% M/m e +20,0% em 2023 vs. 2022);
  • (iii) a produção de caminhões atingiu 8,3 mil unidades (-43,2% A/a, -17,2% M/m e -37,9% em 2023 vs. 2022); e (iv) a produção de ônibus atingiu 1,3 mil unidades (-32,3% A/a, -33,3% M/m e -35,2% em 2023 vs. 2022).

Segundo a Anfavea, os números tímidos de veículos leves e comerciais em 2023 podem ser explicados pela queda de 17% nas exportações, sendo o México o principal destino dos produtos brasileiros com participação de 32% (ante 18% em 2022) – superando a Argentina em pela primeira vez – e um aumento de 29% nas importações em relação ao ano anterior.

Os veículos pesados, por outro lado, sofreram com custos mais elevados relacionados com a mudança de tecnologia para motores Euro 6. Por fim, a Anfavea continua positiva em relação ao setor automotivo e reforçou sua orientação de produção para 2024 de 2,47 milhões de unidades.

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