Na contramão dos carros, financiamento de motos cresce 12,8% em junho
Dados da B3 mostram que foram financiadas 98 mil motos no último mês no País, enquanto as vendas de veículos caíram 13,1%
08/07/2022Em um momento de queda nas vendas gerais de veículos (autos leves, motos e pesados), o financiamento de motos acelera no País.
Dados da B3, bolsa de valores brasileiras, mostram que as vendas parceladas dos veículos de duas rodas – entre usados e novos – cresceu 12,8% em junho na comparação anual. Foram financiadas 98 mil unidades no último mês.
Saiba mais
- Os 10 carros mais vendidos do Brasil em junho
- Vendas de veículos novos caem 4,8% em junho
- Simule o seu financiamento automotivo com o Banco Safra
Por outro lado, em relação a maio deste ano, houve uma queda de 8,2% no financiamento de motos.
Quando analisado o volume total de financiamentos de veículos (449 mil unidades), foi constatada queda de 13,1% ante junho de 2021 (516 mil unidades). Na comparação com maio deste ano (479 mil unidades), a queda foi menor, de 6,4%.
O segmento de autos leves registrou um recuo de 6,2%, em relação ao mês anterior. Comparado com junho de 2021, o número de financiamentos teve queda de 18,2%.
Já as vendas a prazo de veículos pesados registrou crescimento de 0,2% em comparação com maio, mas queda de 18,8%, considerando junho de 2021.
“Apesar do crescimento no segmento de motos em relação a 2021 e uma leve oscilação positiva na modalidade de veículos pesados na comparação com maio, o mercado ainda tem mostrado dificuldade em alcançar o patamar atingido no ano anterior”, diz Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
No acumulado de janeiro a junho, as vendas financiadas de veículos somaram 2,6 milhões de unidades.
O número representa queda de 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 267 mil unidades financiadas a menos.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), uma base privada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil.