Balanços das construtoras mostram início de ano forte
Melhoria do ambiente para moradias de baixa renda impulsiona vendas das cinco incorporadoras de baixa renda segundo análise do Banco Safra
02/05/2024A temporada de resultados do setor da construção referente ao primeiro trimestre de 2024 mostra um início de ano sólido para as construtoras de casas.
O Banco Safra está prevendo resultados majoritariamente positivos para as construtoras listadas sob a sua cobertura. As incorporadoras de baixa renda devem continuar a apresentar desempenho superior ao do setor, uma vez que o aumento dos números de vendas dos últimos trimestres, juntamente com preços de venda mais altos, deve impulsionar as expansões de receita e margem das empresas, segundo a análise do banco Safra.
Saiba mais
- Top 10 ações para maio: BB Seguridade entra no lugar do BTG
- Petrobras entra na Carteira Dividendos recomendada para maio
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Enquanto isso, o melhor desempenho das vendas no nicho de renda média e alta, beneficiado ainda mais por uma maior participação de lançamentos recentes com margens mais altas no mix de receitas, deve impulsionar a expansão do ROE e dos resultados financeiros da maioria das empresas.
O Safra espera que as construtoras de casas para famílias de baixa renda continuem liderando o desempenho do setor.
A melhoria do ambiente para moradias de baixa renda continua a impulsionar os números de vendas inspiradores para todas as cinco incorporadoras de baixa renda listadas (crescimento de vendas de +35% em relação ao ano anterior), impulsionando os resultados financeiros das empresas.
A Cury e a Direcional devem apresentar os melhores resultados do grupo, uma vez que sua sólida receita, juntamente com margens brutas mais elevadas, deve contribuir para uma expansão média de 61% e 7 p.p. do lucro líquido e do ROE, respectivamente.
Os resultados da Tenda e da MRV devem continuar a melhorar à medida que os lançamentos recentes com margens mais altas ganham mais participação no mix de receitas, o que se traduz em um aumento médio de +4,3 p.p. em sua margem bruta ajustada, embora devam permanecer pressionados pela parcela ainda significativa de desenvolvimentos lançados durante o aumento da inflação em 2020-1S22, levando a resultados financeiros fracos.
Por outro lado, os cancelamentos mais altos no trimestre, juntamente com as provisões mais altas, devem limitar o crescimento dos resultados da Plano & Plano a uma taxa menor de 15% em relação ao ano anterior, o que se traduz em uma contração do ROE de 3 p.p. em relação ao ano anterior.
Desempenho das construtoras no primeiro trimestre de 2024
O Banco Safra projeta um forte início de ano em um trimestre sazonalmente fraco para o segmento de média/alta renda
Apesar da maior sazonalidade do trimestre, as construtoras de imóveis de média/alta renda sob cobertura do banco registraram um inspirador crescimento de vendas de +52% em relação ao ano anterior, o que deve impulsionar a maior parte da expansão de sua receita.
A Lavvi deve ser o destaque positivo do trimestre, pois esperamos que seu impressionante desempenho de vendas trimestrais e níveis mais fortes de margem bruta impulsionem uma excelente expansão do ROE de +14 p.p. em relação ao ano anterior.
A Cyrela também deve apresentar um resultado sólido, com a venda de ~R$30 milhões de ações da CURY3 compensando uma margem bruta ajustada de 33% mais suave, dada a maior participação do reconhecimento de permuta de terrenos, levando assim a um crescimento de 70% no lucro líquido anual e um sólido ROE de 14%.
Enquanto isso, a maior participação de empreendimentos recentes com margens mais altas deve impulsionar um aumento de 2,0 p.p. em relação ao ano anterior na margem bruta ajustada da Even, enquanto a venda de ações MELK3, combinada com uma menor participação de pagamentos para aquisição de terrenos, deve compensar o alto volume de obras e impulsionar uma leve geração de caixa.
Por outro lado, o Safra espera resultados trimestrais modestos para a Eztec, já que a receita ficou mais suave (todos os três lançamentos trimestrais permanecem sujeitos a condições suspensivas) deve alimentar um fraco ROE de 4%.