close

Dia Mundial dos Pobres convida a ações concretas de solidariedade

Dia Mundial dos Pobres é celebrado pelo quinto ano por iniciativa do Papa Francisco, com reflexão sobre ações solidárias concretas

Dia dos Pobres

Favela Rocinha, no Rio: 12,8% dos brasileiros passaram vivem na pobreza extrema, segundo a FGV | Fotoi: Getty Images

O Dia Mundial dos Pobres é celebrado pela quinta vez em 2021 neste dia 14 de novembro, por iniciativa do Papa Francisco. Na data, a Igreja Católica no Brasil convida as paróquias e os fiéis a fazerem um gesto concreto em favor de pessoas pobres.

O comitê organizador propõe ações concretas para lutar contra a pobreza e por mais solidariedade com os pobres no Brasil. O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, aponta a necessidade de ver a solidariedade como resposta de fé em um momento de grandes desafios.

No Dia Mundial dos Pobres deste ano, a Igreja Católica no Brasil lançou a Ação Emergencial de Solidariedade, o Pacto pela Vida e pelo Brasil e a Sexta Semana Social, que têm como objetivo estimular ações locais concretas.

As organizações realizadoras adotaram o tema ‘Sentes compaixão?’, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas pobres e vulneráveis em todo o País.

No Dia Mundial dos Pobres Igreja Caólica descaca 51,9 milhões em situação precária socioeconômica

Mais de 51,9 milhões de brasileiros vivem atualmente em situação de precariedade e crescente pobreza socioeconômica. As consequências da pandemia agravaram a situação, que afeta particularmente as mulheres, as populações indígenas e rurais.

Mais de 19 milhões de brasileiros passam fome, ante 10,3 milhões em 2018. Além disso, 16 milhões de pessoas são afetadas pela insegurança alimentar, segundo dados divulgados pelo jornal O São Paulo, semanário da Arquidiocese de São Paulo.

Papa Francisco pede olhar para os mais frágeis

Na homilia da Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco falou sobre o Dia dos Pobres:

“O Dia Mundial dos Pobres que estamos celebrando, pede-nos que não viremos o rosto para o outro lado, não tenhamos medo de olhar de perto o sofrimento dos mais frágeis. Para eles, o sol frequentemente é obscurecido pela solidão, a lua de suas expectativas apaga-se e os sonhos caem na resignação e acaba abalada a própria existência. Tudo isso por causa da pobreza a que muitas vezes se veem constrangidos, vítimas da injustiça e da desigualdade de uma sociedade do descarte, que corre apressada sem os ver e, sem escrúpulos, os abandona ao seu destino”.

27 milhões de brasileiros vivem na pobreza extrema, segundo a FGV

Em 2021, 12,8% dos brasileiros passaram a viver com menos de R$ 246 ao mês (R$ 8,20 ao dia), linha de pobreza extrema calculada pela FGV Social a partir de dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) Contínua e Covid-19.

No total, segundo projeção da FGV Social, quase 27 milhões de pessoas estavam nessa no início de 2021 —mais que a população da Austrália.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra