Agência Fitch classifica Embraer com rating BB+
Nota da fabricante de aviões foi mantida com perspectiva negativa. Empresa tem dificuldades com a demanda e estrutura de capital
26/04/2021A agência de classificação de risco Fitch reafirmou o rating da Embraer nesta segunda-feira, 26, em BB+.
Além disso, a Fitch manteve perspectiva negativa para a Embraer, refletindo as dificuldades que a fabricante de aviões encontra para restaurar seus pedidos e sua estrutura de capital.
Em nota, a agência lembra que há muitas incertezas e riscos atuais relacionados à pandemia de covid-19 para o setor.
Projeções da Fitch para entregas da Embraer
A projeção da Fitch é de que as entregas de aviões comerciais em 2021 fiquem 38% abaixo dos níveis de 2019, e 21% a menos em 2022, seguindo a mesma comparação.
De acordo com a agência, a recuperação parcial da demanda por aviões no ano que vem junto com “medidas extraordinárias” pela Embraer para fortalecer seu capital serão cruciais para que a empresa retorne à perspectiva estável nos próximos 12 a 18 meses.
A margem operacional da Embraer deve se recuperar em cerca de 3% neste ano, diz a Fitch, e seguir em expansão em 2022, com “o provável aumento nos pedidos”.
A agência comenta ainda que o índice da dívida líquida sobre o Ebitda da companhia brasileira deve ser de 6,30x em 2021, caindo para 4,8x no ano que vem. (AE)