Agência de classificação de risco Fitch coloca rating AAA dos EUA em observação negativa
Agência Fitch vê crescentes riscos de que os EUA sejam obrigados a deixar de fazer pagamentos de alguns compromissos
25/05/2023A Fitch colocou o rating AAA dos Estados Unidos em observação negativa, em meio ao persistente impasse sobre o teto da dívida no país. O Departamento do Tesouro americano estima que, se o limite não for elevado ou suspenso antes de junho, poderá ficar sem recursos para honrar obrigações financeiras.
Em comunicado, a Fitch diz esperar um acordo antes do prazo estimado para o possível calote. No entanto, a agência vê crescentes riscos de que os EUA sejam obrigados a deixar de fazer pagamentos de alguns compromissos.
Saiba mais
- Dez possíveis consequências para a economia mundial em caso de calote dos EUA
- Arcabouço fiscal é aprovado com folga na Câmara dos Deputados por 372 a 108
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A instituição acrescenta que um eventual default seria um sinal negativo de governança e seria inconsistente com o rating AAA. Uma das soluções aventadas, a aplicação unilateral da 14º emenda pelo presidente americano, Joe Biden, também provavelmente levaria a um rebaixamento, até porque estaria sujeita a questionamentos legais, conforme a Fitch.
A falta de pagamento de títulos da dívida no tempo levaria a um corte da classificação IDR para “RD” e dos papéis afetados para D. Outros títulos com vencimento dentro de 30 dias seriam reduzidos para CCC, enquanto as T-Bills de mais de um mês cairiam para “C”.
A revisão acontece em meio às negociações entre o governo e republicanos na Câmara, que travaram nos últimos dias diante de exigências da oposição por cortes de gastos.
O impacto do impasse da dívida americana e a revisão do rating por parte da agência Fitch foram analisadas no programa Radar Safra desta quinta-feira pelo analista Marcel Todeschini. (Com AE)