close

Ibovespa segue o exterior e fecha em alta após alívio com ata do Federal Reserve

O índice subiu 1,18%, aos 111.889 pontos acompanhando as bolsas americanas que avançaram nesta sessão mais de 1%

Mercado financeiro

Os investidores avaliam a escalada da inflação mundial e a possível desaceleração da economia | Foto: Getty Images

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, 26, acompanhando os mercados no exterior. O índice subiu 1,18%, aos 111.889 pontos, depois de oscilar entre 110.388 e 112.101 pontos. A cotação do petróleo sustentou a leve alta da Petrobras – PETR4, 0,25% e PETR3 0,71%-, que driblou a indefinição sobre o a troca na presidência da empresa.

Nos Estados Unidos, as bolsas também engataram alta nesta sessão. Dow Jones subiu 1,61%, S&P500 1,99% e Nasdaq 2,68%. Ata do Federal Reserve divulgada ontem aliviou os mercados ao sinalizar altas de 50 pontos base em junho e em julho.

Saiba mais:

Para o Banco Safra, a ata da última reunião do Federal Reserve, banco central americano, veio em linha com os discursos do presidente da instituição Joe Powell e de outros membros do Fed. “A elevação dos juros é esperada até o nível de taxa neutra e podem considerar ir além desse patamar”, diz o relatório do banco.

Segundo o documento, a maioria dos dirigentes do Fed defendeu que aumentos de 50 pontos-base provavelmente serão apropriados “no próximo par reuniões” nos Estados Unidos.

Na reunião, ocorrida nos dias 3 e 4 de maio, todos os dirigentes reafirmaram o seu forte empenho e determinação em tomar as medidas necessárias para restabelecer a estabilidade de preços.

No cenário doméstico, pesa no Ibovespa o projeto que limita as alíquotas de ICMS sobre os combustíveis e energia, em 17% e foi aprovado ontem com um amplo placar na Câmara dos Deputados.

A proposta agora seguirá para o Senado e, segundo o Safra, deve enfrentar dificuldades, pois o governo não tem muita influência na casa.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra