Inflação no Reino Unido atinge máxima em 40 anos pela 3ª vez
Índice de preços ao consumidor do país subiu 9,4% em junho na comparação anual, puxado pela alta de combustíveis e alimentos
20/07/2022A inflação no Reino Unido acelerou em junho para uma nova alta de quatro décadas, impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 9,4% no ano, na leitura mais alta desde abril de 1982, acelerando em relação à taxa anual de 9,1% de maio, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) divulgados nesta quarta-feira, 20.
Saiba mais
- Ingleses enfrentam a maior onda de calor da história
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
Em abril e maio, a inflação do Reino Unido já havia alcançado os maiores patamares em quatro décadas até então. No caso de abril, a escalada de preços registrou alta de 9%.
Economistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3%.
A aceleração da inflação foi impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos, que foram apenas ligeiramente compensados pela queda dos preços dos carros usados, disse o ONS.
O núcleo de preços ao consumidor, medida que exclui as categorias voláteis de alimentos e energia, diminuiu para 5,8% em junho, de 5,9% em maio, registrando uma segunda queda consecutiva na taxa anual. (AE)