Navio gigante encalha e bloqueia o Canal de Suez
Navio de 400 metros de comprimento impede a passagem de dezenas de embarcações e já provoca alta no preço do petróleo
24/03/2021Dezenas de navios estão impedidos de seguir viagem no Oriente Médio por causa de um navio de contêineres gigante que ficou preso no Canal de Suez, no Egito, uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo.
Barcos de resgate estão trabalhando para libertar o navio de 400 metros de comprimento e 59 metros de altura – quase tão longo quanto o Empire State Building –, tirado do curso por ventos fortes.
O Egito diz que reabriu uma rota alternativa por um canal mais antigo do canal para desviar o tráfego, em meio a temores de que poderia permanecer bloqueado por dias.
O incidente já criou um enorme congestionamento na hidrovia, impedindo a passagem de dezenas de outras embarcações de diversos países, informou a BBC.
Canal é passagem de 12% do comércio global
Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e fornece a menor ligação marítima entre a Ásia e a Europa.
O navio que ficou preso, com bandeira do Panamá, tinha como destino a cidade portuária de Roterdã, e partiu da China.
O navio de 200 mil, construído em 2018 e operado pela empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine, encalhou por volta das 07:40 hora local na terça-feira.
Os contratos futuros de petróleo subiram diante de preocupações sobre atrasos na oferta.