close

Navio pode partir de Suez com a ‘maré da primavera’

Depois de causar prejuízos de cerca de US$ 10 bilhões, navio Ever Given já está com o leme solto e pode voltar a navegar com a maré

canal de suez bloqueado

Navio encalhado no principal hidrovia do mundo em imagem de satélite | Foto: Reprodução

O navio de contêineres Ever Given, encalhado desde a noite de terça-feira no Canal de Suez, bloqueando o tráfego marítimo na principal hidrovia do mundo, causou um engarrafamento com prejuízo de cerca de US$ 10 bilhões por dia ao comércio global, segundo o New York Times.

Na noite de sexta-feira,26, o leme da embarcação que transporta 200 mil contêineres foi libertado. Eram 22h30 do horário local quando o leme se moveu e os motores começaram a funcionar, informou a autoridade do Canal de Suez.

O trabalho para retirar o navio do caminho consiste em limpar a areia e lama de onde ele está preso e aliviar a carga o suficiente para ajudá-lo a flutuar novamente, enquanto rebocadores tentam empurrá-lo de um lado e puxá-lo de outro.

Maré da primavera pode ajudar

Embora determinados a liberar a embarcação neste fim de semana, a melhor chance das equipes de resgate pode chegar na segunda-feira, quando uma maré de primavera aumentará o nível de água do canal em até 45 centímetros, disseram analistas e agentes marítimos.

O gerente técnico do navio, Bernhard Schulte Shipmanagement, disse que rebocadores maiores chegaram para ajudar, com mais dois previstos para domingo.

Várias dragas estão cavando ao redor do arco da embarcação, e bombas de alta capacidade tiram água dos tanques de lastro da embarcação para aliviar o peso do navio, disse a empresa.

As autoridades também precisarão retirar outros navios da área, um grande esforço de coordenação, e explicar a possibilidade de que o aterramento do Ever Given possa ter provocado bancos de areia.

Qualquer mudança no fundo do mar pode dificultar a passagem de outros navios pela área mesmo após a retirada do Ever Given, disse o capitão Paul Foran, consultor da Marinha que trabalhou em operações de resgate.

Autoridades falam em erro humano

Os operadores do Ever Given disseram que a embarcação encalhou por causa dos ventos fortes de uma tempestade de areia.

Embora especialistas em transporte admitam que o vento pode ter sido um fator, eles também sugerem que o erro humano também pode ter contribuído. Autoridades egípcias ofereceram uma avaliação semelhante em uma coletiva de imprensa no sábado.

“Um incidente significativo como este geralmente é o resultado de muitas razões: o clima foi uma razão, mas talvez tenha havido um erro técnico, ou um erro humano”, disse o tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez do Egito.

Vela de contêineres na tempestade

Os operadores do navio haviam dito esta semana que seus contêineres empilhados tinham essencialmente agido como uma vela gigante em meio à tempestade de areia.

Mas os moradores da vizinha Manshiyet Rugola notaram que outros navios no mesmo comboio haviam passado pelo canal sem incidentes. Assim como navios anteriores em tempestades anteriores, eles apontaram.

Outros navios que ficaram no congestionamento alteraram a rota e optaram por percursos mais longos. A HMM, uma companhia marítima coreana, ordenou que um de seus navios que estava indo para a Ásia a partir da Grã-Bretanha através do canal para dar a volta à África, de acordo com Noh Ji-hwan, porta-voz da empresa.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra