close

Eduardo Yuki

Momento positivo para o mercado de ações

Banco Safra mantém otimismo com o mercado acionário diante da queda dos juros e recuperação de resultados das empresas

mercado de ações

O Safra destaca a perspectiva de que o Fed iniciará o ciclo de redução da taxa de juros em meados desse ano | Foto: Getty Images

A desaceleração da atividade mundial fortalece a possibilidade de início do ciclo de redução da taxa de juros pelos principais bancos centrais.

Nos EUA, a demanda doméstica deverá acomodar com o fim do impulso fiscal e com os impactos do aperto monetário realizado nos últimos dois anos, o que tem levado à estabilização do saldo de empréstimos bancários para o consumidor.

Além disso, a massa de renda com trabalho tem desacelerado e a taxa de poupança das famílias poderá subir moderadamente no segundo semestre.

Os primeiros sinais do arrefecimento já apareceram no início desse ano, como a queda das vendas de varejo e a retração das encomendas de produtos industrializados, especialmente de bens duráveis.

O ajuste em curso do mercado de trabalho deverá continuar nos próximos trimestres, com a estabilização da demanda por mão de obra pelas empresas e com o aumento da oferta beneficiada pela imigração, o que colabora para reduzir as pressões inflacionárias.

Assim, mantemos a perspectiva de que o Fed iniciará o ciclo de redução da taxa de juros em meados desse ano.

A atividade econômica brasileira apresentou bom desempenho no início do ano, suportando a nossa expectativa de que o PIB real deverá expandir em torno de 2,5% em 2024.

A resiliência do mercado de trabalho e a recuperação do mercado de crédito, além da redução da inflação, suportam a expansão do consumo das famílias.

Queda de juros favorece mercado de ações

A melhora da confiança dos empresários nos últimos meses, influenciada pelo ciclo de redução da taxa de juros, também antecipa uma gradual recuperação dos investimentos.

Por fim, o maior número de dias úteis também impulsionará a produção nacional nos próximos trimestres.

Seguimos com uma visão positiva para o mercado acionário brasileiro que contempla perspectiva de recuperação de resultados corporativos num ambiente de juros em baixa e atividade econômica aquecendo e valuations atrativos.

Abra sua conta no Banco Safra.


Eduardo Yuki é Superintendente Executivo de Economia do Banco Safra. Atua há mais de vinte anos no mercado financeiro. Possui mestrado em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia e Administração (FEA), da USP.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra