Nos artigos anteriores apresentei uma visão geral do modelo de Business Agility e a estratégia para a adoção deste modelo. O próximo passo, apresentado aqui, é a implementação do Business Agility.
A dimensão da implementação (figura acima) está relacionada aos elementos associados à execução prática da estratégia/plano de agilidade, como definição de equipe e principais interessados, tempo de atividade e marcos, etc.
Nesta etapa, os objetivos estratégicos que foram definidos na etapa anterior, na definição da estratégia, tornam-se dimensões práticas de implementação, com o objetivo de determinar as práticas ou iniciativas necessárias para alcançar capacidades, medir e avaliar o desempenho da agilidade e fazer correções com base nos resultados obtidos.
Para isso é necessário refletir sobre o tripé: processos, pessoas e tecnologia.
Quando pensamos sobre Business Agility, precisamos atuar sobre os processos com foco na agilidade. Para isso, é necessário olhar para os diagramas de processos de negócio e redesenhá-los para fins de agilidade. Porém, isso deve ser feito de forma holística, pensando em sua integração com outros processos de negócio e na sua melhoria. Neste contexto é importante agregar atividades e práticas de agilidade que fazem sentido para o contexto do negócio.
No entanto, processos não funcionam sem pessoas e tecnologia. Este tripé necessita caminhar sincronizado: as competências dos profissionais e a mentalidade ágil precisam coexistir. Neste sentido, é necessária a revisão da estrutura organizacional, das competências e habilidades, priorizando a construção de equipes ágeis.
Por último, temos a tecnologia e a infraestrutura para a agilidade. Neste segmento é importante pensar nas soluções digitais que aceleram a agilidade organizacional e reduzem o tempo de setup dos projetos, como uma plataforma de arquitetura integrada e de produção enxuta.
Veja alguns exemplos:
⦁ Pessoas – personalidades estáveis e flexíveis devem ser priorizadas nas práticas de contratação. Isso significa contratar aqueles que se sentem confortáveis com a mudança e podem alavancar a mudança para melhorar a si mesmos e, eventualmente, a empresa.
⦁ Processos – é uma boa ideia planejar os processos com antecedência, mas também é aconselhável deixar espaço para mudanças inesperadas.
⦁ Tecnologia – quando tratada adequadamente, a tecnologia pode apoiar substancialmente o pessoal e os processos de uma empresa. No entanto, é preciso certificar-se de que a tecnologia utilizada ajuda a empresa a se adaptar às mudanças rapidamente, caso contrário pode ser um obstáculo em sua jornada rumo à agilidade nos negócios.
Você deve estar pensando que a implementação de todos estes itens parece um trabalho muito árduo, e que você já está ocupado demais administrando seus negócios. Mas lembre-se que parceiros como universidades e organizações podem ajudar a tirar parte deste peso dos ombros.
Se a viabilidade do seu negócio depende do mercado, o que é quase sempre o caso, você deve estar preparado para enfrentar os desafios e manter um caminho tranquilo em um cenário em constante mudança.