Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday e Natal, a indústria encara com otimismo moderado as perspectivas sobre as vendas do último trimestre.
O 4º trimestre, graças a estes dois eventos, tem sido historicamente decisivo para os resultados da indústria e esperamos que neste ano não seja diferente. Em 2020, apesar da pandemia, tivemos um impacto bastante positivo no período, nos possibilitando encerrar o ano em estabilidade diante do caos ocorrido no 1º semestre.
Entretanto, é preciso reconhecer que, hoje, vivemos um momento completamente diferente. Se por um lado ficamos aliviados com a vacinação avançada, de outro, temos um consumidor inclinado a gastar parte da sua renda em serviços de lazer, entretenimento e, em especial, com o turismo.
Essa disputa pelos recursos dos consumidores é natural e previsível. O que preocupa, de fato, é que esse movimento positivo de volta à normalidade ocorre em um cenário econômico delicado, com forte pressão inflacionária e cambial, forte impacto dos custos logísticos e dos insumos e como consequência uma inevitável alta nos preços dos produtos.
Ainda assim, seguimos confiantes, trabalhando intensamente para atender o varejo da melhor maneira e buscando a competitividade necessária para superarmos os atuais desafios.