O Brasil é um país de empreendedores! De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), somos o 7º país mais empreendedor do mundo. Entre 2020 e 2021, a taxa de empreendedorismo brasileira passou de 8,7% para 9,9%, e essa tendência gera um cenário positivo para quem quer criar seu negócio próprio e investir numa ideia que gere sua própria renda. Além disso, aliadas à retomada da economia, as grandes financeiras passaram a oferecer linhas de créditos mais atraentes para esse perfil de empresas no Brasil.
Segundo a mesma pesquisa, 46% dos brasileiros gostariam de abrir o próprio negócio. Algumas razões que atraem empreendedores cada vez mais jovens são o baixo custo e a flexibilidade no estilo de trabalho possibilitados pelo mundo digital. Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, quanto mais escolarizado for o empreendedor, mais ele vai buscar por boas oportunidades, com planejamento, o que proporciona uma chance maior de sucesso.
Além de saber identificar boas oportunidades, liderar o próprio empreendimento traz desafios que exigem algumas habilidades e capacidades, tais como:
• Autoliderança
• Pensamento estratégico
• Adaptação à complexidade e à incerteza
• Conhecimentos em finanças e gestão
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, em 2021, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, e apenas 5,5% dos entrevistados optaram pela divulgação somente por meios tradicionais. Isto demonstra que o marketing digital é o meio preferido do empreendedor para expansão de suas vendas e base de clientes.
No entanto, neste grupo que opta pelo marketing digital, apenas 5% consideram que suas estratégias digitais para vendas e expansão de clientes são eficientes, o que demonstra que apesar do grande volume de empreendedores investindo em marketing digital, o retorno é muito baixo. A principal razão para isso é a utilização deficiente da estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português), devido à falta de compreensão do funcionamento destes mecanismos de busca, além da pouca sinergia entre o marketing e o processo de vendas.
Assim, o maior desafio para o empreendedor é a conversão de contatos/seguidores digitais em clientes, isto é, em oportunidades e vendas concretas. Ainda de acordo com pesquisa, esta é a maior dificuldade de 72,5% dos empresários entrevistados. Por isso, é necessário estar atendo às exigências de novas competências para ter sucesso no empreendedorismo digital, tais como:
• Resolução de problemas complexos
• Pensamento crítico
• Criatividade
• Gestão de Pessoas
• Coordenar outras pessoas
• Inteligência Emocional
• Julgar e tomar decisões
• Orientação para serviços
• Negociação
• Flexibilidade cognitiva
Embora a taxa de sucesso dos empreendedores no Brasil aponte um crescimento, comprovou-se que os negócios que conseguem ultrapassar os três anos e meio de existência formam um grupo de empreendedores melhor preparados. Além das competências comportamentais, esta preparação envolve também temas relativos à gestão de negócios, como empreendedorismo, marketing digital, vendas, entre outros.
Seja qual for a área de atuação, é importante saber que o caminho para o sucesso envolve sempre capacitação, planejamento, disciplina e pensamento estratégico para detectar boas oportunidades.
* Nelson Rosamilha e Karen Yoshida. Fonte: Futuro do Trabalho, Fórum Econômico Global, 2020.