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Sidney Klajner

Sidney Klajner

Impactos da Covid-19 no setor produtivo

Empresas e organizações precisam tirar lições da crise da Covid-19 e pensar em estratégias para enfrentar futuras situações de emergência semelhantes

Covid

Planos de contingência, agilidade nas decisões e flexibilização da estrutura foram fundamentais no Albert Einstein | Foto: Getty Images

Apagão de profissionais afetou quase todos os segmentos da economia, mas na saúde o problema veio em dose dupla: redução do número de colaboradores por causa dos afastamentos por doença e aumento da demanda por parte dos pacientes. O que aprendemos com esse desafio?

Mais do que nas ondas anteriores da pandemia, a variante ômicron, com sua extrema transmissibilidade, provocou o afastamento de um imenso contingente de profissionais nos mais diversos setores da economia. Só que, na maioria deles, o apagão de funcionários veio junto com o apagão de consumidores. Por falta de colaboradores, lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos tiveram de fechar as portas por um período.

Mas a demanda, em alguma medida, também diminuiu – seja porque as pessoas também tinham sido vítimas da Covid-19 ou porque estavam evitando sair como medida de prevenção. No setor de saúde, o cenário foi bem mais desafiador: de um lado, muitos colaboradores afastados por causa da doença; de outro, um expressivo aumento de pacientes com Covid-19 ou suspeita demandando testes e cuidados médico-hospitalares. Isso sem contar os outros problemas de saúde, que não deixam de existir por causa da emergência sanitária.

Mesmo hospitais como o Einstein – um ambiente mais seguro do que qualquer outro que frequentamos rotineiramente – tiveram um baque em seus quadros. Os profissionais são, sim, treinados, dispõem dos melhores equipamentos de proteção e têm de seguir rígidos protocolos de segurança. Contudo, isso não impede que se contaminem em outros locais – até em casa, em contato com familiares, por exemplo.

No campo dos pacientes, tivemos outro impulsionador da demanda: muita gente apostou na menor gravidade dos quadros de ômicron para relaxar as medidas de segurança, deixar a máscara de lado, não completar o esquema vacinal e arriscar-se em ambientes com aglomeração. Junte-se esse tipo de comportamento com a maior transmissibilidade dessa variante, e o vírus encontra o espaço perfeito para multiplicar o número de infectados. Além disso, algumas empresas insistiram na confirmação por teste para o afastamento, e quem não tinha ou estava à espera do resultado acabava indo trabalhar mesmo com sintomas.

Para além das dificuldades financeiras e seus sérios impactos na economia, companhias aéreas podem cancelar voos por falta de profissionais. Os passageiros não irão gostar, mas ninguém morre por isso. Idem para a loja ou restaurante, que pode colocar uma placa na porta ou um aviso na internet lamentando não poder atender os clientes por causa do número de colaboradores doentes. Um banco pode canalizar parte do atendimento de agências para os meios eletrônicos. E a indústria vai ter de alertar os parceiros sobre o atraso nas entregas.

Uma instituição de saúde não pode “atrasar as entregas” ou dizer para o paciente que lamenta não ter condições de atendê-lo naquele momento. A variante ômicron pode ser menos agressiva, mas também gera quadros graves. Um caso de infarto, AVC ou fratura, entre outros, não pode ficar para depois. Cirurgias eletivas ou menos urgentes até podem ser postergadas, mas não indefinidamente, esperando o fim da pandemia que ninguém sabe exatamente quando vai acontecer.
Com baixa nos recursos humanos e alta na procura, organizações de saúde tiveram de inovar na forma de trabalhar e ir muito além do business as usual.

A receita do Einstein incluiu modelos criativos de atendimento, planos de contingência, agilidade na tomada de decisão e capacidade de flexibilização da estrutura e da atuação dos colaboradores. Foi assim que leitos de enfermaria transformaram-se rapidamente em leitos de UTI, um anexo provisório com mais 50 leitos foi erguida no complexo do Morumbi e profissionais de outras áreas (previamente capacitados) migraram para o atendimento na terapia intensiva. No pico desta última onda da pandemia, tivemos quase 200 leitos ocupados por pacientes com Covid-19.

Ao longo da crise sanitária, outros três milhões de pacientes do Einstein foram atendidos ou monitorados via Telemedicina. Imagine o que teria acontecido se todas essas pessoas acabassem presencialmente em nossas unidades! Criatividade também nos permitiu inovar usando soluções já existentes, como o Einstein até Você, serviço em domicílio de testes laboratoriais, vacinas e infusão de imunobiológico. Aos exames já disponibilizados anteriormente nessa modalidade, acrescentamos outros, como ultrassonografia, eletrocardiograma e polissonografia.

Evidentemente, cada organização e cada setor de atividade têm características próprias, e são diferentes as consequências causadas por uma crise como a da pandemia nos negócios ou no apagão de profissionais. É verdade que algumas positivas mudanças vieram para ficar, como o trabalho em home office ou híbrido, o maior uso das tecnologias digitais e a maior atenção das empresas em relação à saúde de seus funcionários, inclusive com a contratação de consultoria e serviços como os oferecidos pelo Einstein para o mundo corporativo para prevenção de doenças, controle das existentes e cuidados de saúde mental. Tudo isso é importante, mas o futuro exige mais.

Não é preciso ter bola de cristal para saber que, mais cedo ou mais tarde, momentos desafiadores como este vão acontecer de novo. Organizações não podem ignorar isso e simplesmente respirarem aliviadas quando a atual crise passar para aproveitar a nova temporada de bonança. É preciso ter sempre rotas de fuga desenhadas para as próximas “tempestades”, sejam provocadas por vírus ou outros inimigos.

As estratégias certamente serão muito diferentes em uma indústria, um banco, uma loja, um restaurante, um hospital ou qualquer outro tipo de organização. Mas criatividade para conceber novos modelos de trabalho, formas alternativas e versáteis de utilização dos recursos físicos, tecnológicos e humanos e a transformação da própria atividade core da empresa são ingredientes que não podem faltar nas receitas de superação das crises.


Sidney Klajner é Cirurgião do Aparelho Digestivo e Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Possui graduação, residência e mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ser fellow of American College of Surgeons. É coordenador da pós-graduação em Coloproctologia e professor do MBA Executivo em Gestão de Saúde no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Einstein.

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