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Agência Estado

Inovação, engajamento e o impacto para as marcas

O marketing de uma empresa deve estar sempre alinhado à inovação de uma empresa. O que for feito agora, ditará os resultados futuros

Ao longo dos tempos, o departamento de marketing das empresas acompanhou as tendências do mundo. Ao seu ritmo e modo, todas as empresas procuraram se adaptar e se atualizar.

A mudança do mercado com a inovação sempre ocorreu. Mas, nunca no ritmo que estamos vivendo atualmente e viveremos com a cada vez mais próxima massificação do 5G.

Assim como a chegada da internet mudou o mundo, uma ultra velocidade vai abrir novos horizontes inimagináveis até então para as marcas das empresas.

A utilização de realidade aumentada, holografia e realidade virtual ao alcance de um celular mudará a forma como enxergamos os avanços tecnológicos.

Ao invés de acessar algo no celular ou computador, a imagem em 3D estará na casa do consumidor. A grande questão é entender o que o marketing da empresa está fazendo hoje, para se apropriar de um futuro que começa agora.

O que o marketing da empresa construir agora, em termos de storytelling, associações positivas para a marca e engajamento do consumidor ditará seus resultados futuros, em um ambiente muito mais duro e hostil.

Inovação e branding unidos

Quando uma empresa busca a inovação, em geral o foco é muita tecnologia e pouco marketing e design. Aquelas marcas que souberam trabalhar a inovação tecnológica e branding unidos, revolucionaram seus mercados e a forma de consumir seus produtos e serviços.

A inovação, quando alinhada ao negócio da empresa, com a utilização de todo o ferramental de marketing possível, altera significativamente seu papel no desenvolvimento das marcas. Isso significa que quando o departamento de marketing, tecnologia e inovação caminham juntos, o impacto para o negócio é brutal.

Um dos maiores exemplos da atualidade é a Amazon, conglomerado que faturou US$ 322 bilhões em 2020. Deste total US$ 22 bilhões em serviços de assinatura. Entretanto esse modelo que usa conteúdo e entretenimento de qualidade para entreter e conhecer o consumidor, se mostrou a alma do negócio.

Prime Video é um serviço de streaming diferenciado e foi fator crítico de sucesso para crescer a marca da empresa. O marketplace criado pela Amazon, que vende produtos de terceiros gerou US$ 63 bilhões no ano passado para a companhia, ou quase 20% de todo o seu negócio.

Engajamento que fortalece marcas

Um dos fatores prioritários para as marcas crescerem mercadologicamente é converter consumidores em defensores apaixonados.

No modelo atual de hiper conectividade, a relação sadia e verdadeira criada com seus consumidores, representa o maior ativo para as marcas.

Exemplos como Adidas, Nike, Coca Cola, Heineken, Red Bull, Visa, Emirates e T-Mobile mostram como a construção do processo de branding é pautada por associações positivas. Patrocínios a eventos, times, atletas, celebridades e influencers transformaram suas marcas.

O uso dos patrocínios tem como grande objetivo atrair para a marca todos os valores positivos que essas associações geram. E um dos elementos centrais de tudo isso é o engajamento dos apaixonados fãs dos patrocinados pelas marcas das empresas.

Segundo recente estudo da empresa Blinkfire Analytics, a Adidas gerou 11,7 bilhões de interações no ambiente digital em 2020. Já a Nike, 11 bilhões, e a Emirates 5,4 bilhões de interações. Este volume de engajamento para as marcas somente é possível, pelas associações criadas com times, atletas, ligas e seu impacto no ambiente digital.

O fortalecimento do negócio das empresas depende muito das escolhas que o departamento de marketing faz em termos de patrocínios e diferentes associações estratégicas para a marca.

O impacto positivo do engajamento para as marcas depende da aderência e propósito do projeto escolhido e sua correta ativação. Para a Adidas, 70% de todo o seu engajamento veio do futebol, esporte que a marca domina no cenário global.

A inovação, branding e engajamento juntos nunca fizeram tanto sentido!


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