close

80% da população adulta já tomou 1ª dose da vacina

Segundo o Ministério da Saúde, 125 milhões já tomaram ao menos a primeira dose da vacina, e 35% estão totalmente imunizados

xuxa toma vacina

Xuxa tomou a segunda dose neste fim de semana, e está entre os 60 milhões de brasileiros totalmente imunizados | Foto: Divulgação

Brasil vacinou 80% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina. São mais de 128 milhões de brasileiros que já começaram o esquema vacinal e quase 60 milhões já completaram a imunização.

Pelas contas do Ministério da Saúde, até o dia 15 de setembro toda a população adulta deverá ter tomado ao menos a primeira dose, o que significa cerca de 160 milhões de pessoas.

Cerca de 60 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose ou a dose única, ou seja, 35% completaram o ciclo vacinal. Até agora, mais de 230 milhões de doses já foram distribuídas no país.

Máscara e cuidados individuais são indispensáveis, assim como a vacina

Os cuidados individuais – como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social– ainda são indispensáveis, segundo o Ministério da Saúde. O cuidado é de cada um, mas o benefício é para todos, destaca o Ministério.

Com o avanço da vacinação, pela primeira vez, desde o início da pandemia, 20 estados brasileiros registraram taxa de ocupação em leitos Covid-19 (clínicos e de UTI) inferior a 50%, índice considerado normal.

Na prática, isso significa que a rede hospitalar desses estados está menos sobrecarregada e registrando menos casos graves ou gravíssimos de Covid-19, ou seja, situações que demandam internação e intervenção médico-hospitalar.

Os estados que registraram taxa de ocupação de leitos abaixo de 50% são: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Atualmente, os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alerta, com 51% a 69% nas taxas de ocupação, Rio de Janeiro na faixa de emergência, com 70% a 80%, e apenas Roraima na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra