close

Maioria dos estados vive queda de número de mortes por covid-19

São Paulo e Rio de Janeiro apresentam estabilidade, mas com patamar ainda alto de mortes diárias

Vacinação

Vacinação avança e maioria dos estados brasileiros vê queda na média móvel de mortes | Foto: Getty Images

A maioria dos estados brasileiros apresentou neste sábado, 21, tendência de queda do número de mortes por covid-19.

Apesar disso, a estabilidade em estados com muitas mortes como São Paulo e Rio de Janeiro impulsiona o índice nacional para fora da tendência de queda.

O Brasil registrou 585 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste sábado, 21, 574.243 óbitos desde o início da pandemia. O levantamento do consórcio de veículos de imprensa aponta para a menor média móvel desde janeiro: 773.

Em comparação à média de duas semanas atrás, a queda foi de 14%, portanto, de estabilidade. É o 10º dia seguido de estabilidade, após um período de 12 dias em queda.

Em 31 de julho o Brasil passou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos acima da marca. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. A média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Vacinação avança nos estados

Mais de 122 milhões de pessoas receberam a primeira dose e mais de 54 milhões tomaram as doses necessárias e estão imunizadas, segundo dados divulgados às 20h deste sábado, 21.

Foram vacinadas 122.376.066 com a primeira dose, 57,79% da população. Receberam a segunda dose, ou a vacina de dose única 54.890.099 pessoas, o que corresponde a 25,92% da população

Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 177.266.165 doses aplicadas.

O consórcio é formado em conjunto pelos jornais O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e os portais UOL e G1.

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz informa que, nas últimas semanas, houve um alívio relativo nos hospitais, com a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), que vêm melhorando no país.

A exceção é o estado do Rio, que apresenta aumento no indicador pela terceira semana consecutiva, voltando a atingir o patamar de 70%, o que não ocorria desde meados de junho.

A taxa de mortalidade geral do Brasil diminuiu 0,9% ao dia, enquanto a taxa de incidência de casos de Covid-19 foi reduzida em 1,5% por dia. As maiores taxas de incidência foram observadas nos estados do Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás e no Distrito Federal), Sul (Paraná e Santa Catarina) e alguns estados do Norte (Roraima e Tocantins).

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra