Empresas e setores mais seguros para investir em tempos de incerteza
Busca de proteção deve considerar alocação em empresas com rentabilidade elevada, baixa alavancagem e capacidade pagamento de dividendos
19/04/2024Diante do cenário de incerteza na economia, o Banco Safra recomenda que a busca por proteção deve persistir através da alocação em empresas com rentabilidade elevada, baixa alavancagem financeira e/ou boa capacidade de pagamento de dividendos.
Considerando esses critérios, o Safra preparou uma seleção de nomes em setores que parecem adequados para um cenário de cautela. Serviços Financeiros, Petróleo e Gás, Siderurgia e Mineração e Bancos têm a melhor relação entre rentabilidade e preço e poderiam oferecer maior proteção neste momento de maior volatilidade do mercado, segundo o relatório do Safra para os clientes.
Saiba mais
- Opções seguras para investir no cenário de turbulência na economia global
- J.Safra Índices Globais: diversificação otimizada com proteção do capital investido
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O banco comparou o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) com o múltiplo de negociação preço sobre o valor patrimonial (P/VP) por setor, ponderando o cálculo pelo valor de mercado das empresas.
O setor de Serviços Financeiros mostra uma das melhores relações entre rentabilidade e preço, com destaque para as seguradoras. Commodities são o segundo destaque. Siderurgia e Mineração e Petróleo e Gás são boas alternativas.
Serviços Financeiros e Commodities contam com a melhor relação entre endividamento e rentabilidade, segundo o Safra. O banco analisou o nível de endividamento e de margem líquida setorial com o objetivo de encontrar quais setores oferecem hoje a melhor combinação entre endividamento, medido pela dívida líquida/Ebitda estimada para 2024, e rentabilidade, utilizando a margem líquida estimada para
2024 como métrica.
O Safra entende que negócios mais rentáveis e menos endividados estão menos suscetíveis à eventuais pioras do cenário de política monetária brasileira e norte-americana.
Nesse sentido, o banco acredita que Serviços Financeiros (especificamente as seguradoras) e Commodities apresentam umas das melhores relações entre endividamento e rentabilidade e poderiam proteger melhor um portfólio em um ambiente de piora da perspectiva para os juros.
Como se posicionar em tempos de incerteza
Após as análises de retorno, alavancagem e proteção contra o cenário de inflação possivelmente mais elevada, o Safra entende que os setores de Serviços Financeiros (BB Seguridade), Siderurgia e Mineração (Vale), Bancos (Itaú Unibanco), Telecomunicações (Tim) e Utilidades Básicas (Copel) seriam as melhores opções para reduzir o risco de uma carteira, embora não descartemos a exposição a alguns nomes específicos de outros setores, como Iguatemi (Shoppings), Fleury (Saúde) e Raia Drogasil (Farmácias).