close

Investimentos com potencial de retorno atrativo diante da queda da Selic

Relatório com recomendações de investimentos do comitê de alocação do Banco Safra destaca alternativas para cada perfil de investidor em abril

Safra Report

Relatório com recomendações de investimentos do Banco Safra reforça a importância da diversificação | Foto: Getty images

Desde fevereiro de 2024, o Banco Safra vem mantendo inalterados os portfólios de investimentos recomendados. O Banco entende que os fundamentos do cenário macroeconômico internacional e local não se alteraram significativamente desde o início do ano, quando foi apresentada a última alteração nas recomendações aos clientes, apesar da volatilidade observada nos mercados durante esse período.

Na visão do Comitê de Alocação do Safra, os portfólios sugeridos para cada perfil de investidor seguem equilibrados sob uma ótica de balanço entre o retorno e risco potencial, não havendo a necessidade de realizar qualquer ajuste nas alocações sugeridas para o mês de abril.

A perspectiva de queda das taxas de juros nos Estados Unidos, e o ciclo de cortes já em curso no Brasil, sustentam a visão do Safra para investimentos e suportam um tema importante para as decisões dos investidores: produtos de investimentos que acompanham a variação da taxa básica de juros vão ficar menos atrativos ao longo dos próximos meses.

Alternativas de investimentos diante da queda dos juros

Em resumo: o retorno de 1% ao mês, com baixo risco potencial e liquidez imediata, ficou no passado. Na esteira da menor atratividade dos investimentos pós-fixados, outras três classes de ativos são destacadas com potencial de retorno atrativos:

  • (1) Renda Fixa Inflação;
  • (2) Renda Variável Local e
  • (3) Fundos de Investimento Imobiliário.

O Safra destaca ver “com bons olhos” as opções de investimento remuneradas pela variação da inflação acrescida de uma taxa prefixada (IPCA+) com prazos próximos a 7 anos. Se o investimento for feito em títulos isentos de imposto de renda, adiciona-se à proteção contra inflação e ao Rendimento Real, o benefício da não incidência de tributos sobre o retorno do investimento.

Adicionalmente, essa estratégia de investimento pode ser acessada diretamente via papeis, ou através dos fundos de investimento dedicados.

Para a Renda Variável Local, o Safra informa ter preferência pelas ações de empresas brasileiras de menor porte, as Small Caps, que – pelas nossas análises – apresentam retorno potencial consideravelmente superior às ações das grandes empresas negociadas na Bolsa de Valores local.

Produtos de Investimentos que investem, com gestão ativa, diretamente nessas empresas (conhecidos como long only) são sugeridas pelo comitê de alocação do Banco Safra para um terço da parcela destinada a classe renda variável Local.

Para os outros dois terços o Safra recomenda operações estruturadas de capital protegido e estratégias de investimentos com algum mecanismo de proteção (estratégia conhecida como long bias).

Os Fundos de Investimento Imobiliários têm destaque na alocação sugerida pelo Safra por se beneficiarem, além da queda das taxas de juros, da percepção de melhora na atividade econômica local. Porém, pela diversidade de opções de investimento que existem nessa classe, a mais adequada forma de acessar as melhores recomendações é através de produtos de gestão ativa disponíveis no portfólio do Safra.

Paralelamente aos investimentos locais, o banco destaca a importância de investir em ativos internacionais, que são de fundamental importância para a construção de portfólio mais eficiente.

Além de diminuir o risco de concentração em apenas um país, a classe possibilita que o investidor consiga capturar oportunidades em outros mercados, tanto no sentido geográfico como no sentido de acessar setores menos maduros no Brasil, como o setor de tecnologia com destaque para o ecossistema de Inteligência Artificial.

O Safra reitera a importância da diversificação de investimentos. Busque sempre evitar concentrações significativas em um único produto ou classe de ativo e lembre-se que a mesma estratégia de alocação pode ser implementada através de diferentes veículos de investimento, o que é muito benéfico para o controle de riscos.

Safra Report: recomendações de investimentos por perfil do investidor

Ultraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.

Íntegra do Safra Report: recomendações de investimentos para o mês de abril.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra