close

Onde e como investir para aproveitar a queda dos juros

Estudo da Safra Asset mostra a importância da estratégia de longo prazo para quem investe na Bolsa de Valores, e o potencial de valorização das small caps

Bruno Bonini, superintende de distribuição, e Marcelo Gerbassi, superintendente de renda variável, analisam o cenário para investir na Bolsa de Valores | Foto: Divulgação

Um estudo da Safra Asset mostra a importância da visão de longo prazo para quem investe na Bolsa de Valores. E aponta que as melhores oportunidades para aproveitar o atual ciclo de corte de juros está nas ações das small caps – empresas de pequeno e médio porte com atuação voltada para o mercado interno.

O estudo mostra que a valorização real do Ibovespa desde 1967 até agora, de mais de 10 mil por cento, está concentrada em apenas dez meses. E apenas um dos 560 meses analisados concentra metade da valorização do período.

Segundo os especialistas da Safra Asset, isso demostra a importância de estratégias de longo prazo para quem investe em renda variável. Quem investe na bolsa pensando apenas no curto prazo corre o risco de comprar na alta e vender na baixa, erro mais comum nesse tipo de investimento.

Saiba mais

Os especialistas Bruno Bonini, superintendente de distribuição, e Marcelo Gerbassi, superintendente de renda variável, ambos da Safra Asset, apresentaram o estudo no programa Visão de Especialista, no canal do Banco Safra no Youtube.

A Safra Asset, do Grupo J. Safra, atua na gestão de patrimônios de investidores corporativos, institucionais e Private Banking, com fundos exclusivos e carteiras administradas.

Estratégia para investir e aproveitar a queda dos juros

“Analisando os resultados do Ibovespa nos últimos 56 anos, podemos ver que apenas um dos meses nesse período responde por metade da valorização, e se excluirmos os dez melhores meses a rentabilidade é próxima de zero, o que mostra como é importante ter uma alocação de longo prazo”, afirma Marcelo Gerbassi.

Bruno Bonini destaca que o atual ciclo de corte de juros no Brasil e a tendência de normalização dos juros nos Estados Unidos e Europa a partir do segundo semestre deste ano favorece a valorização do Ibovespa nos próximos meses.

“Neste cenário, a renda variável tende a ter boa performance, atraindo de volta os investimentos que migraram para a renda fixa no cenário de juros elevados”, afirma ele, destacando a importância da estratégia de diversificação dos investimentos, de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor. “A carteira diversificada deve ter sempre um pouco de Bolsa de Valores”, comenta Bonini.

O especialista lembra que os ganhos de Bolsa tendem a ser concentrados em períodos curtos. No ano de 2023, por exemplo, a Bolsa teve forte valorização em novembro (mais de 12%) e dezembro (mais de 5%). “Investidores que não estavam na Bolsa no fim do ano passado perderam um rali de quase 20% naquele período, por isso é importante estar alocado para não perder essas oportunidades”, comenta.

Mercelo Gerbassi acrescenta que o primeiro efeito do corte de juros já é observado na economia brasileira. “Os resultados das empresas no quarto trimestre de 2023 foram muito superiores aos do mesmo período do ano anterior, e essa melhora de margens e de lucros é mais evidente nas empresas voltadas ao mercado interno”.

Ele destaca também que o emprego vem crescendo, assim como a massa salarial, e o consumo de energia nos primeiros meses do ano também evidencia a recuperação da economia brasileira.

“Esses indicadores mostram que a economia já está respondendo bem à queda dos juros, e esse efeito tende a se refletir no mercado de ações”, reforça Gerbassi.

Melhores oportunidades do momento estão nas small caps

No atual cenário de queda de juros, os especialistas da Safra Asset apontam o grande potencial de valorização das chamadas small caps – ações de empresas nacionais com capitalização de mercado de até R$ 15 bilhões e que tenham alto potencial de crescimento.

O Banco Safra oferece aos clientes a Carteira Small Caps Equity Research, cujo portfólio busca superar o índice de referência Small Caps (SMLL B3). A carteira é recomendada pelo Banco Safra para investidores com perfil mais dinâmico e arrojado, e o investimento pode ser feito por ordens via trader exclusivo ou por conta própria em canais digitais.

Desde o lançamento, em outubro de 2022, a alta da Carteira Small Caps é de 38,91%, muito superior ao índice de referência da Bolsa brasileira para essa classe de ações (0,17%).

As small caps sofrem mais em ciclos de alta de juros, por dificuldade de financiamento e pela dependência maior do mercado interno, mas também se beneficiam mais com a queda dos juros”, destaca Marcelo Gerbassi.

“Estamos no momento dentro de uma janela de oportunidade para investimentos nesse tipo de produto, e acreditamos que se trata de um dos melhores fundos para investir na atualidade”, conclui o especialista.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra