close

Ciclo de corte de juros abre janela de oportunidades para investimentos

Especialistas de investimentos destacam importância de diversificação das aplicações financeiras no cenário de queda de juros no Brasil e nos Estados Unidos

investimentos queda de juros

Escritórios credenciados Safra Invest comentam a as melhores estratégias para investir no cenário de queda dos juros| Foto: getty Images

O cenário para investimentos vem passando por uma importante virada de ciclo, com queda dos juros após o período de aperto monetário decorrente da pandemia global de covid. Esta mudança traz boas perspectivas para o mercado de ações e reforça a importância da diversificação como estratégia segura para a construção de um patrimônio para o futuro.

“O importante em momentos como o atual é estar alocado em bons ativos, para não perder oportunidades como as que estão surgindo com a queda dos juros no Brasil e expectativa de redução das taxas também nos Estados Unidos nos próximos meses”, comenta o especialista em investimentos private do Banco Safra, Rodrigo Santin.

No último dia 20, o Copom cortou a taxa Selic em mais 0,50 ponto, baixando a taxa básica de juros para 10,75% ao ano. Especialistas de dois escritórios credenciados do Safra Invest comentam a seguir as melhores estratégias para investir no cenário atual.

Saiba mais

Alternativas de diversificação de investimentos em tempos de queda de juros

Thiago Hoffmann, sócio-fundador e CEO do escritório Origem Invest, credenciado ao Safra Invest, reforça a importância da diversificação dos investimentos, como forma de buscar e aproveitar novas oportunidades em renda variável. “O mercado oferece cada vez mais alternativas de produtos financeiros, e a carteira diversificada entrega mais segurança e resultados”, comenta. 

Criada em outubro de 2020, a Origem Invest, com forte atuação na região sul do Brasil, premiada no Safra Invest Awards em 2022 como Melhor Escritório Private e Melhor Escritório Corporate. O escritório oferece um trabalho consultivo com um time de assessores e de produtos para definir a estratégia de alocação, respeitando o perfil e as necessidades do cliente. “É um trabalho de alfaiate, ou seja, costurado sob encomenda e de acordo com o perfil do investidor”, explica Lucas Casagrande, sócio do escritório. 

Segundo ele, desde o final do ano passado os investidores estão percebendo a importância de diversificar as aplicações, trocando as alocações ultraconservadoras e conservadoras por opções mais moderadas, em busca de diversificação e oportunidades no atual cenário. 

Oportunidades de investimento no mercado de ações

Ewerson Padovan, sócio-fundador e CEO da KAT Investimentos, destaca que a queda dos juros favorece o crescimento do mercado de ações. “A perspectiva de cortes das taxas de juros nas principais economias globais traz boas oportunidades de negócios tanto no Brasil como nos EUA, de tal forma que já é possível verificar uma forte retomada na bolsa de ações americanas, sobretudo nas empresas de tecnologia e de inteligência artificial”, comenta Padovan.

A KAT Investimentos tem escritórios em São Paulo, Alphaville, Jundiaí, Indaiatuba, Londrina e Florianópolis, e oferece assessoria financeira com um amplo ecossistema de soluções. Rafael Tucci, sócio e diretor de alocação do escritório, enfatiza a necessidade de diversificação dos investimentos, principalmente com exposição a diferentes economias.

Com a renda fixa perdendo espaço diante da queda dos juros, as atenções se voltam para o mercado de ações, com as opções estruturadas com proteção, carteiras recomendadas como a Safra Top 10 de Ações e a Carteira BDRs.

Outro destaque é a Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários. “Os investidores percebem cada vez mais as vantagens de investir em fundos imobiliários, uma opção segura, com rendimento isento de Imposto de Renda e que oferece maior liquidez em relação à compra de imóveis”, explica Thiago Hoffmann.

Além da diversificação no Brasil, a Origem Invest recomenda também a alocação no exterior, especialmente nos Estados Unidos. “Ajudamos o investidor no planejamento também em moeda estrangeira”, explica o especialista.

Já para Carlos Thadeu Gonçalves, sócio e Líder de Produtos da KAT, as estratégias traçadas pelo escritório para os clientes são definidas levando em conta fatores como análises do cenário externo e interno e um profundo conhecimento do perfil de risco do investidor. “As taxas de juros ainda estão elevadas, mesmo com as quedas recentes, o que permite ao investidor aproveitar boas oportunidades tanto na Bolsa como na renda fixa”, comenta.

Em 2023, com a queda dos juros em ritmo mais lento que o esperado, a Bolsa de Valores teve desempenho tímido, registrando valorização mais forte apenas nos últimos meses do ano. Os ativos de renda fixa tiveram bons resultados, com destaque para as emissões de títulos de dívida das empresas. “A oferta de crédito privado cresceu, com muitas emissões de papéis das empresas nos últimos meses do ano passado e início deste ano, resultando em bons negócios para os investidores”, comenta o CEO da KAT Investimentos.

Ele explica que as emissões de títulos são uma boa alternativa para as empresas, que conseguem levantar recursos para estruturar operações sem necessidade de financiamentos bancários. “Trata-se de uma forma de endividamento mais saudável, que alavanca o mercado de capitais e oferece boas alternativas para quem deseja investir”, comenta Padovan. 

O especialista em investimentos private do Banco Safra, Rodrigo Santin, destaca que o importante em renda variável é estar sempre alocado, e isso vale especialmente para o atual cenário de afrouxamento da política monetária no Brasil e Estados Unidos: “Quando os juros caem, o ambiente econômico melhora e as receitas das empresas aumentam, o que significa mais lucros e valorização das ações“, afirma Santin.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra