Momento oportuno para aproveitar ativos de maior risco
Relatório de investimentos do Banco Safra analisa oportunidades de investimento em março de acordo com cada perfil de investidor
05/03/2024Para o mês de março, o Comitê de Alocação do Banco Safra decidiu manter as recomendações por perfil de investidor sem alterações significativas em relação ao mês de fevereiro. A decisão foi tomada em vista da relação adequada entre risco e retorno potencial dos portfólios, considerando o momento atual do mercado brasileiro e internacional.
O Safra acredita que o mercado vivencia uma circunstância oportuna para investir em ativos de maior risco como ações brasileiras, renda fixa privada com juros reais de prazos médios e fundos imobiliários, preferencialmente combinados com selecionados fundos multimercados e investimentos internacionais de renda fixa e renda variável.
Saiba mais
- Safra é o melhor banco para investir em ações no ranking da FGV
- J.Safra Índices Globais: diversificação otimizada com proteção do capital investido
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A expectativa de queda da taxa de juros nos Estados Unidos em meados do ano e o movimento de redução dos juros já em curso no Brasil são fatores preponderantes para a perspectiva otimista e cautelosa do Safra, de que os mercados de renda fixa e renda variável serão impulsionados mundo afora ao longo de 2024, situação que forma o pilar fundamental de sustentação da nossa recomendação.
O banco promoveu mudanças no mix dos produtos sugeridos através da inclusão em na recomendação de produtos estruturados de ativos locais e internacionais, bem como com o lançamento de novos fundos que investem em títulos de renda fixa de infraestrutura e são isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
Como em todas as edições do Safra Report, o banco destacam que diversificação dos investimentos continua sendo fundamental.
O relacionamento próximo entre investidores e os profissionais da instituição financeira é o mais acertado caminho para as boas decisões de investimento. “Conhecemos os mercados e seus desafios, mas só conseguiremos recomendar as melhores soluções de investimento se pudermos conhecer você e seus objetivos como investidor”, diz o relatório de investimentos do Safra.
Safra Report de março
Confira abaixo as recomendações de alocação de investimentos para cada perfil:
Ultraconservador
Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Conservador
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não tolerem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos Internacionais e Alternativos.
Moderado
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.
Dinâmico
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Alternativos e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.
Confira o relatório de investimentos do Banco Safra para o mês de março.