Safra é o melhor banco para investir em ações no ranking da FGV
Ranking da FGV em parceria com a Isto É Dinheiro elege os bancos e plataformas com melhor desempenho para investimentos a partir de critérios qualitativos
28/02/2024
Banco Safra se destaca nas categorias de renda variável e renda fixa na seleção feita pela FGV em parceria com a IstoÉ Dinheiro | Foto: Divulgação
O Banco Safra alcançou a primeira colocação na categoria Ações do ranking Melhor Banco e Plataforma para se Investir (MBPI), da FGV. A instituição financeira foi apontada como a que tem oferecido as melhores opções em fundos de Renda Variável. O Safra também ocupou lugar de destaque no ranking Melhor Banco em Renda Fixa, ficando em segundo lugar.
O ranking da FGV em parceria com a revista Isto É Dinheiro tem por objetivo reconhecer os bancos e plataformas do Brasil com melhor desempenho não só em aspectos relativos a investimentos como também a partir de critérios qualitativos.
Saiba mais
- Safra Kepler fica entre os melhores fundos no ranking da Exame
- J.Safra Índices Globais: diversificação otimizada com proteção do capital investido
- Safra Corretora é a mais assertiva do mercado e lidera carteira de ações do Valor
A FGV analisou os resultados de 300 fundos de investimento de alta renda (private) e 400 de varejo, distribuídos nas categorias ações, multimercados, money market e renda fixa.
A seleção dos melhores é feita por meio do Centro de Estudos em Finanças da FGV, com metodologia estabelecida pelos professores William Eid Junior, Ricardo R. Rochman e Cláudia E. Yoshinaga.
Além dos critérios objetivos que avaliam o desempenho dos fundos de investimento, a qualidade dos serviços é avaliada por meio da pesquisa FGV Toluna Insights, conduzida mensalmente com 500 investidores. O resultado da pesquisa tem peso de 30% na nota final da instituição.
Safra se destaca no ranking de investimentos da FGV

A Bolsa brasileira se tornou o eldorado dos investidores no ano passado. Mesmo diante da concorrência com os investimentos de renda fixa, atrelados a uma parruda Selic de dois dígitos, o Ibovespa alcançou a sua maior alta anual desde 2019, fechando o ano com uma valorização de 22,28%. Foi nesse cenário que o Safra também reluziu como ouro, destaca a revista Isto É dinheiro, na reportagem sobre o ranking Melhor Banco e Plataforma para se Investir (MBPI), da FGV.
O Safra alcançou a primeira colocação na categoria Ações do ranking Melhor Banco e Plataforma para se Investir (MBPI), e a instituição financeira foi apontada como a que tem oferecido as melhores opções em fundos de Renda Variável.

O reconhecimento não foi sorte, mas uma tática bem definida, segundo o diretor do Safra Asset, Ricardo Negreiros. Com a expertise de um banco septuagenário e com grande tradição em gestão de risco, o Safra recrutou no mercado o melhor dos melhores em cada segmento. “Reforçamos nosso time de especialistas para poder construir as melhores estratégias, com visão ampla nas empresas, na política e na macroeconomia”, afirmou o executivo.
Como fundos em Renda Variável — como o próprio nome diz — não são todos iguais, o Safra investiu tempo no planejamento de investimentos em alguns setores específicos, como o de infraestrutura e small caps.
A vitória do Safra no segmento de Ações não significa um jogo ganho este ano, segundo o diretor. Mas, mesmo sendo um período de grande volatilidade no mercado acionário, Negreiros enxerga que 2024 será bom para os investidores que buscam o risco.

Há grande expectativa de que a valorização se mantenha em dois dígitos e com bons ganhos para fundos que tiverem uma visão calibrada das melhores empresas. “Apesar da alta no ano passado, a Bolsa brasileira está longe de estar cara”, afirmou Negreiros na entrevista. “Temos visto, acompanhado e investido em setores que têm grande potencial de crescimento. Sempre prezamos por uma gestão ativa. Afinal, a gente tem a obrigação de ganhar dinheiro.”

