close

Safra Kepler fica entre os melhores fundos no ranking da Exame

Fundo Safra Kepler fica em 3º na categoria multimercados do prêmio Melhores do Mercado da Exame, mais tradicional ranking de fundos do País

safra kepler

O Safra Kepler tem como objetivo proporcionar rentabilidade diferenciada por meio de investimento em ações com estratégia ‘long-short’ | Foto: Divulgação

O fundo de investimentos Kepler foi premiado como terceiro colocado na categoria Multimercado (Long&Short), no ranking Melhores do Mercado 2024 da Exame. O prêmio elege os investimentos campeões em sete categorias.

O prêmio Melhores do Mercado é o mais tradicional ranking de fundos de investimentos do país, com duas décadas de história e credibilidade. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores gestores do mercado brasileiro.

O Safra Kepler Fundo de Investimento Multimercado tem como objetivo proporcionar aos seus cotistas rentabilidade diferenciada por meio de investimento em ações adotando uma estratégia de valor relativo conhecida no mercado como “long-short”. Esta estratégia possibilita buscar retornos no mercado acionário com baixa exposição direcional e, consequentemente, baixa correlação com o Ibovespa. A seleção de posições segue um processo de análise fundamentalista com um horizonte de investimento de curto e médio prazo.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 22 de fevereiro em São Paulo. O ranking deste ano foi elaborado pelo BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a Exame), partindo de uma metodologia definida pela equipe editorial com a ajuda de especialistas em investimentos.

Foram premiados os fundos que tiveram a melhor performance dos últimos dois anos, combinando consistência com gestão de risco.

Ao analisar a rentabilidade e a consistência dos retornos, o ranking considerou a mediana em janelas móveis de 12 meses ao longo do período de análise. Esse critério teve peso de 60% no cálculo.

Foram analisados cerca de 1.200 fundos que atenderam a critérios de corte estabelecidos pela Exame.

Saiba mais

Confira mais informações sobre o fundo Kepler AQUI.

Rodrigo Andrade, gestor do Safra Kepler Asset, analisa o resultado do fundo em entrevista à reportagem da Exame: “A Kepler tem entre seus pilares o suporte de uma equipe robusta a fim de olhar em detalhes os indicadores e desenhar ar perspectivas macro e microeconômicas. No começo de 2023 tivermos a quebra do Silicon Valley Bank, nos Estados Unidos, e o caso das Americanas no Brasil. Por isso nossa estratégia foi fugir do óbvio e buscar oportunidades nas assimetrias. Na ponta comprada, tivermos ganhos com o setor de telecom, diminuindo e aumentando a distribuição da carteira com TIM e Vivo ao longo dos meses. Apostamos na Embraer, que é um papel deixado de lado por ser dolarizado, mas tinha uma avenida grande de crescimento para o ano. Encontramos oportunidade também na EcoRodovias, que estava com preço descontado e cresceu mais de 100%. Na ponta vendida, no primeiro semestre ficamos com consumo discricionário, mas quando a economia americana começou a dar sinais de arrefecimento e os ativos de risco tomaram outra direção, mudamos para comprado. Também encontramos assimetria nos derivativos, sendo que commodities operaram short praticamente o ano todo, com estrutura de defesa das posições”.

Conheça os fundos de investimentos do Banco Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra