close

Alívio nos preços deve levar inflação oficial para 3,5% em 2024

IPCA de 0,16% em março ficou abaixo das projeções e análise do Banco Safra indica que inflação em 12 meses deve cair dos atuais 3,93% para 3,5% até dezembro

Inflaçao ipca supermercado

A deflação de carnes e de arroz lideraram o movimento de baixa e devem continuar aliviando o grupo nas próximas leituras, segundo análise do Safra | Foto: Getty Images

Em março, o IPCA variou de 0,16% na comparação mensal. O resultado ficou bem abaixo da projeção do Banco Safra (de 0,28%) e do consenso de mercado (de 0,25%), levando a inflação acumulada em 12 meses a ceder de 4,50% para 3,93%.

Houve surpresa baixista em diversos itens da pesquisa, com destaque para alimentos. A deflação de carnes e de arroz lideraram o movimento de baixa e devem continuar aliviando o grupo nas próximas leituras.

Saiba mais

Por outro lado, as coletas proprietárias do Banco Safra indicam que o mês de abril deve ser marcado por alta maior do que anteriormente
prevista no caso de produtos in natura, como alguns legumes e frutas.

As variações de bens industriais e de serviços também ficaram abaixo do previsto, ainda que em menor intensidade que os alimentos. Houve melhora ampla entre os bens industriais, enquanto alimentação fora do domicílio teve alta mais branda que a esperada, pressionando pouco os serviços.

Com isso, os núcleos de inflação variaram menos que o projetado pelo Safra e a média dos cinco principais núcleos cedeu na média móvel de três meses, retornando a níveis compatíveis com a meta de inflação. Índices de difusão (porcentagem de bens com aumentos de preço) também caíram na margem.

Na seara de preços regulados, a elevação do preço internacional do petróleo tem criado uma defasagem dos preços domésticos de combustíveis. A redução dessa defasagem, com um reajuste do preço na refinaria, pode ocorrer em breve.

Conta de luz deve ajudar no alívio do IPCA

Movimentações políticas nas últimas semanas podem aliviar o impacto dos reajustes periódicos das tarifas de energia elétrica. Esses reajustes incorporam uma sobretaxa para pagar as medidas que atenuaram o impacto inflacionário nas tarifas durante a pandemia, assim como o aumento do custo da geração de energia elétrica em 2021, decorrente da escassez de chuvas e uso das termoelétricas.

A ideia do Ministério das Minas e Energia (MME) foi usar recursos originalmente vinculados para a modicidade tarifária para a baixa renda nos próximos anos, advindos da capitalização da Eletrobrás, para amortecer o impacto da cobrança da sobretaxa esse ano.

A operação parafiscal liquidaria de uma vez os empréstimos tomados pelas concessionárias para enfrentar o problema hídrico de 2021, acelerando a amortização gradual que seria obtida pelo aumento de tarifas.

A redução de tarifa elétrica a ser obtida pela Medida Provisória proposta pelo MME poderia compensar nos próximos meses o provável impacto do reajuste dos combustíveis para voltar-se à paridade com os preços internacionais nas próximas semanas. Isso nos permitiria manter projeção de 3,5% para o IPCA deste ano, na avaliação do Banco Safra.

Íntegra da análise macroeconômica do Banco Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra