Resultados das empresas apontam cenário positivo para 2024
Análise dos balanços trimestrais divulgados pelas empresas brasileiras reforça a visão positiva para 2024; confira os destaques positivos e negativos
03/04/2024A análise dos balanços das empresas brasileiras referentes ao quarto trimestre de 2023 confirmou as tendências positivas em relação ao ano anterior, confirmando as expectativas dos analistas do Banco Safra.
A receita líquida e o EBITDA ficaram dentro das estimativas (+1,5% e +1,6%, respectivamente), mas o lucro líquido ficou levemente abaixo das projeções do Safra (-5,9%).
No entanto, retirando da conta os resultados da Vale e da Petrobras, o lucro líquido teria ficado levemente acima das estimativas (3,1%%) e a melhora dos resultados ficaria ainda mais evidente, com receita, EBITDA e lucro Líquido subindo significativamente na comparação com o quarto trimestre de 2022 (+3,8%, +18,4% e +23,1%, respectivamente).
Os números confirmam o ponto de inflexão do crescimento no lucro líquido (em termos anuais) visto no terceiro trimestre de 2023 (+3.4% a.a.) após os dois primeiros trimestres de 2023 terem registrado contração (1T23: -21,3%; 2T23: -14,7%).
Segundo o Banco Safra, isso reforça a visão positiva para 2024, com alta de 17,8% no lucro por ação do Ibovespa em 2024 na comparação com o ano anterior.
Destaques positivos: Concessionárias, Tecnologia, Mídia&Entretenimento e Telecom, Indústrias, Construção e Utilidades Básicas
Destaques negativos: Transportes, E-commerce, Siderurgia e Mineração, Farmácias
Balanços das empresas apontam cenário positivo para 2024
A análise dos resultados divulgados pelas empresas em 2023 indica um cenário positivo para o primeiro trimestre de 2024, segundo o Banco Safra.
- Tecnologia, Mídia&Entretenimento e Telecom: o Safra vê uma boa dinâmica para o setor, com um ambiente competitivo racional no segmento de telefonia móvel e perspectivas melhores para as margens das empresas de tecnologia.
- Construtoras: perspectiva favorável com as empresas impulsionadas pela continuidade do bom desempenho do segmento de baixa renda após a recentes mudanças implementadas no programa Minha Casa, Minha Vida).
- Shoppings: boa performance operacional, baixos níveis de inadimplência e crescimento de aluguel e receita acima da inflação.
- Transportes: concessionárias devem continuar a tendência positiva vista no quarto trimestre de 2023 e o Safra espera que as locadoras de veículos se beneficiem de uma recuperação em seus spreads de retorno sobre o capital investido (ROIC).
- Farmácias e Farmacêuticas: o Safra espera crescimento saudável para as farmácias, com aumento da produtividade de lojas e expansão geográfica e no caso da Hypera, novos produtos.
- Grandes redes de varejo: os analistas do Safra esperam que as companhias iniciem o trimestre com dinâmicas melhores de estoques e provisionamentos mais baixos em suas operações financeiras.