close

Quebra de patentes de vacinas pode sair até julho

Organização Mundial do Comércio acredita em progresso das negociações sobre patentes para acelerar imunização global

Vacina e seringa

Para a OMC, quebra de patentes não será suficiente para resolver a lacuna da distribuição dos imunizantes | Foto: Getty Images

A transferência de tecnologias por meio da quebra das patentes das vacinas é essencial para acelerar a imunização global contra a covid-19, afirmou a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, durante a Cúpula de Saúde do G-20.

A dirigente disse esperar por “progresso nas negociações” pela quebra de patentes até julho. A quebra de patentes, no entanto, não será suficiente para “resolver a lacuna” da distribuição dos imunizantes, disse Ngozi.

Ela apontou também a diversificação dos locais de produção das vacinas como outra medida eficaz para aumentar o ritmo da imunização em todo o mundo.

Segundo Ngozi, se a vacinação for acelerada, o comércio global de mercadorias pode crescer até 10% em 2021, ante expectativa de crescimento de 8% da OMC.

China manifesta apoio à proposta

Em discurso durante a Cúpula Global de Saúde, do G-20, o presidente da China, Xi Jinping, disse que seu país apoia o debate sobre a quebra de patentes de vacinas contra a covid-19 e a transferência de tecnologia de imunizantes por empresas farmacêuticas.

Xi Jinping defendeu também que o G-20 adote medidas macroeconômicas “responsáveis”, ressaltando que as prioridades do momento são “derrotar” a covid-19 e restaurar o crescimento econômico. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra