Rio e Salvador suspendem aplicação da 1.ª dose
Capitais vão aplicar apenas a 2.ª dose das vacinas no final de semana e não têm previsão de retomar o cronograma oficial
23/07/2021A prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu, nesta sexta-feira, 23, a aplicação de primeira dose de vacinas contra a covid-19 e a repescagem, vacinação de grupos que perderam a aplicação. De acordo com o a prefeitura, cerca de 2 milhões de doses que deveriam chegar hoje à capital fluminense estão com o Ministério da Saúde.
“A partir de hoje, 23/07, o município do Rio de Janeiro vai aplicar somente a segunda dose da vacina, conforme data marcada no comprovante, ficando suspensa a aplicação de primeira dose, até recebermos novas doses do Ministério da Saúde”, disse a prefeitura em comunicado.
Rio vai aplicar apenas a segunda dose das vacinas
Apenas os grupos agendados para a segunda dose receberam vacina hoje no Rio. Segundo a Secretaria Estatual de Saúde fluminense, não há previsão para a chegada da remessa atrasada do Programa Nacional de Imunizações.
Os postos de vacinação da cidade continuarão aplicando as vacinas aos moradores que têm a segunda dose agendada para os próximos dias.
Salvador também ficou sem imunizante para aplicar as primeiras doses previstas para esta sexta-feira, 23. Como o Rio, a capital baiana cancelou as repescagens, vai aplicar apenas as segundas doses durante o final de semana e não tem previsão para retomar o cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde não se manifestou sobre os atrasos nas entregas das doses
No mês passado, ao menos 12 capitais brasileiras ficaram sem os imunizantes previstos pelo PNI e reduziram as campanhas de imunização contra a covid-19 durante uma semana. As cidades diminuíram o ritmo de atendimento ou aplicam só a 2.ª dose. Salvador teve a vacinação completamente interrompida por mais de um dia.