Butantan entrega mais 1 mi de doses da Coronavac
Somadas, as produções do instituto paulista e da Fiocruz totalizam 126 milhões de doses para a vacinação no Brasil
19/07/2021O Instituto Butantan entregou na manhã desta segunda-feira, 19, mais 1 milhão de doses da vacina Coronavac para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil. Com o novo lote, o Ministério da Saúde totaliza o recebimento de 56 milhões de doses do imunizante desde a sua liberação para o uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro.
“O Butantan tem trabalhado todos os dias e aos finais de semana para fazer a produção da vacina, e o mais rápido possível fazer entrega ao Ministério da Saúde”, disse o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que acompanhou do repasse nesta manhã.
As novas entregas, iniciadas na última quarta-feira (14), são referentes à produção de um novo lote de 10 milhões de doses processadas a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho.
Fiocruz entregou 70 milhões de doses
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou na sexta-feira, 16, 70,4 milhões de unidades produzidas no Instituto de Tecnologia Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Bio-Manguinhos produz a vacina Oxford/AstraZeneca a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado e prevê chegar a 100 milhões de doses entregues em agosto.
Entre as 115 milhões de doses aplicadas no Brasil até o momento e já registradas no sistema Localiza SUS, do Ministério da Saúde, 46,6% (53,9 milhões) são da vacina Oxford/AstraZeneca; 39,2% (45,3 milhões),da Coronavac, 10,9% (12,5 milhões), da Pfizer/BioNTech e 3,3% (3,8 milhões), da Janssen.
Na entrega de domingo da Fiocruz, 4,5 milhões de doses foram liberadas para aplicação nos municípios brasileiros. Uma remessa de 212 mil foi entregue diretamente ao estado do Rio de Janeiro, onde fica a sede da fundação, e as demais foram levadas para o almoxarifado do Ministério da Saúde. (Com agências)