close

SP vacina pessoas com 41 anos a partir desta semana

Vacina começa a chegar para a população acima dos 40 no Rio e São Paulo; País vacinou cerca de 100 milhões, 16,5% da população

Mulher recebe vacina

Cerca de 132 mil moradores da capital paulista na faixa dos 41 anos serão vacinados esta semana | Foto: Getty Images

A cidade de São Paulo começa a vacinar pessoas com 41 anos contra a covid-19 nesta segunda-feira, 5. O público estimado para receber a vacina nesta faixa etária é de aproximadamente 132 mil moradores.

Para garantir vacinas à população da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade de o cidadão apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O preenchimento do pré-cadastro agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF (Cadastro de Pessoa Física), endereço, telefone e data de nascimento.

Rio de janeiro vacina faixa dos 40 anos

A cidade do Rio de Janeiro deve vacinar toda a população com 40 anos ou mais até o fim desta semana. Segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, esta semana serão vacinadas as mulheres com 42 anos. A partir de ter-afeira, 6, será a vez de homens desta faixa etária.

Na quarta-feira, dia 7, serão imunizados pessoas com 41 anos, sendo as mulheres pela manhã e os homens à tarde.

Na quinta-feira, 8, os postos vacinam mulheres com 40 anos. Na sexta, dia 9, serão os homens desta idade. No sábado, 10, será realizada a repescagem para todos aqueles que perderam sua data no calendário de vacinação.

Na próxima semana, serão as pessoas com 37 a 39 anos, seguindo o calendário: mulheres com 39 anos (dia 12), homens com 39 (dia 13), mulheres com 38 (dia 14), homens com 38 (dia 15), mulheres com 37 (dia 16) e homens com 37 (dia 17).

Gestantes, lactantes e puérperas podem se vacinar nos dias 6, 9 e 14. Até o momento, foram vacinados no Rio de Janeiro com a primeira dose 3,14 milhões de pessoas. Cerca de 1,02 milhão de pessoas já receberam a segunda dose e 50 mil receberam a dose única.

Brasil vacinou mais de 100 milhões

O Brasil superou a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Foram 74,5 milhões vacinas da primeira dose e 25,9 milhões de aplicações da segunda dose. Além disso, entram na conta 636 mil doses únicas.

O avanço da vacinação, apesar de lento, já reduz a mortalidade especialmente de idosos, e dá sinais de melhora na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Proporcionalmente, apenas 16,52% da população com mais de 18 anos (pouco mais de 26 milhões de pessoas) está completamente imunizada (com duas doses ou com vacina de dose única), segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, com dados das Secretarias de Saúde estaduais. (Com Agência Brasil e AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra