close

Brasil ultrapassa a marca de 100 milhões de vacinas aplicadas

Foram 74,5 milhões da primeira dose e 25,9 milhões de da segunda, além de 636 mil aplicações de doses únicas

vacina

Apenas 16,52% da população com mais de 18 anos (pouco mais de 26 milhões de pessoas) está completamente imunizada | Foto: Getty Images

O Brasil superou a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Foram 74,5 milhões vacinas da primeira dose e 25,9 milhões de aplicações da segunda dose. Além disso, entram na conta 636 mil doses únicas.

O avanço da vacinação, apesar de lento, já reduz a mortalidade especialmente de idosos, e dá sinais de melhora na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Cerca de 26 milhões tomaram as duas doses da vacina

Proporcionalmente, apenas 16,52% da população com mais de 18 anos (pouco mais de 26 milhões de pessoas) está completamente imunizada (com duas doses ou com vacina de dose única), segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, com dados das Secretarias de Saúde estaduais.

Até recentemente, a maior fatia no bolo da vacina era da Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Ela foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aplicada no país, em janeiro, e sustentou por um bom tempo a campanha de imunização nacional.

Em seguida, o imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz, começou a ser aplicada, e hoje já responde por fatia maior do que a da Coronavac. As duas vacinas representam, respectivamente, 34% e 57% das primeiras doses aplicadas no país.

Até esta quinta feira, o Brasil é o 68º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a covid-19 segundo o Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido. O país já esteve na 56ª posição do ranking, mas oscila abaixo da 60ª posição há mais de um mês.

A média de doses aplicadas por dia na última semana foi de 1.144 milhão por dia. Recentemente, a vacinação no Brasil apresentou uma aceleração, graças a maior oferta de a diminuição nos atrasos de entregas da Fiocruz e do Butantan, que atualmente produzem os imunizantes da AstraZeneca e a Coronavac, respectivamente.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra