Banco Central da Venezuela lança cédula de 1 milhão
Para enfrentar a inflação e a dolarização da economia, governo lança nova cédula com o maior número de zeros da história
06/03/2021A Venezuela anunciou que introduzirá novas cédulas da sua moeda, o Bolívar, nos valores de 200 mil, 500 mil e 1 milhão. As novas cédulas são estampadas com a imagem do heróis nacional Simón Bolívar
O país enfrenta um processo de hiperinflação que leva muitos cidadãos a recorrer ao dólar americano para transações diárias. A inflação subiu 3.000% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Cafe con Leche da Bloomberg News.
As novas notas entram em circulação a partir de segunda-feira, 8. Segundo o Banco Central da Venezuela, as notas vão “atender às exigências da economia atual”.
Cédula é a maior da história
O banco central do país postou um comunicado sobre as novas cédulas em seu site na sexta-feira, 5. A nota de 1 milhão de bolívares é a maior da história do país, mas tem valor de apenas 0,53 centavos de dólar.
A economia da Venezuela encolheu pelo sétimo ano consecutivo em 2020, e cerca de 66% das transações no país já são feitas em moeda estrangeira, de acordo com a consultoria Ecoanalitica.
O Bolívar soberano entrou em vigou em 2018, no lugar do Bolívarforte, após a reforma monetária que cortou cinco zeros na moeda.