close

Governo vai lançar plano de economia ecológica, diz Paulo Guedes

Ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou Plano de Crescimento Verde de US$ 2,5 bilhões em infraestrutura de economia ecológica

crescimento verde

“Queremos que o Brasil seja uma potência verde e digital”, comentou Guedes | Foto: Getty Images

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que o governo brasileiro vai lançar um Plano de Crescimento Verde com investimentos de US$ 2,5 bilhões em infraestrutura de economia ecológica.

Em evento do International Chamber of Commerce (ICC), Guedes afirmou que a intenção com o plano é mudar a imagem internacional do Brasil nessa área. “Queremos que o Brasil seja uma potência verde e digital”, comentou Guedes.

Segundo o ministro, o governo também lançará em breve um novo modelo de financiamento das exportações brasileiras, que terá a participação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições internacionais de fomento. “Queremos um cinturão de financiamento externo para o Brasil ser um hub de investimentos”, completou.

Paulo Guedes pede confiança na democracia ao lançar plano de economia ecológica

O ministro da Economia ainda pediu nesta segunda-feira um voto de confiança na democracia brasileira. “Vamos confiar na democracia brasileira, falta um ano só para eleições”, afirmou.

No evento do ICC, Guedes disse também que a América Latina está “andando para trás” e que é necessária maior integração no Mercosul. “Daqui a 10, 15 anos, teremos moeda única na região”, completou.

Paulo Guedes voltou a insistir em que o Brasil vai permanecer firme na sua posição de avançar com a modernização do Mercosul enquanto estiver na presidência provisória do bloco.

“O Mercosul vai se modernizar e quem estiver incomodado que se retire. Vamos ficar firmes em posição de avançar durante presidência brasileira do Mercosul”, disse durante participação no 4º Encontro “O Brasil Quer Mais”, promovido pela International Chamber of Commerce (ICC), no painel “Por que ainda não abrimos?”.

Segundo o ministro, já houve avanço suficiente para baixar 10% da TEC este ano. Ele fez a afirmação após repetir reiteradamente que continua com o propósito de reduzir a alíquota do Imposto de Importação (II) dentro do Mercosul em 10% este ano e mais 10% no ano que vem.

“Paraguai, Uruguai e Brasil querem modernizar o Mercosul, Argentina não concorda. Não vamos sair do Mercosul, mas não aceitaremos um bloco como instrumento ideológico”, disse. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra