close

Paulo Guedes desiste de acompanhar presidente em Nova York

Ministro acompanharia comitiva presidencial na Abertura da Assembleia Geral da ONU, mas ficou no País para negociais saída para a crise fiscal

Paulo Guedes

Ministro Paulo Guedes desistiu de viagem aos Estados Unidos para cuidar de crise interna | Foto: Estadão Conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, desistiu de acompanhar o presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, para a abertura da Assembleia Geral da ONU.

O presidente embarcou no domingo para os Estados Unidos. Paulo Guedes não viajou com a comitiva. Havia a possibilidade de o ministro ir nesta segunda-feira, 20, mas ele desistiu para cuidar de agendas internas.

O ministro enfrenta críticas pela decisão de promover um aumento provisório até o fim do ano no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O aumento do imposto vem derrubando a Bolsa de Valores, que também abriu em queda hoje devido à expectativa em relação aos juros no Brasil e nos Estados Unidos e com notícias preocupantes em relação à economia da China.

Paulo Guedes fica no País para negociar questão dos precatórios

Paulo Guedes continua negociando uma saída para a questão da falta de recursos para pagar precatórios. Durante o fim de semana, o ministro conversou com executivos do mercado financeiro para tentar esclarecer o aumento do IOF, destinado a bancar o lançamento do novo programa Bolsa Família.

Auxiliares de Guedes afirmaram ainda que o aumento do IOF foi uma “tecnicidade” já que para um aumento de despesa permanente de despesa seria preciso indicar a compensação.

Para pagar o Auxílio Brasil no ano que vem, o governo conta com a taxação sobre dividendos. O IOF foi anunciado como medida alternativa para garantir recursos até o fim do ano, mas o mercado teme que o aumento se torne permanente.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra