close

Gás natural domina leilão de emergência de energia com 66% do total

Leilão emergencial de compra de energia para até dezembro da 2025 foi dominado pela geração a gás e óleo combustível ou diesel

gás natural

As termelétricas movidas a gás natural dominaram as inscrições no leilão, com 66% da potência total credenciada | Foto: Getty Images

O leilão emergencial de energia para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN) de 1º de maio de 2022 a 31 de dezembro de 2025 terminou com a contratação de 24.967.571,4 megawatts-hora. As termelétricas movidas a gás natural dominaram as inscrições no leilão, com 66% da potência total credenciada, seguida pelo óleo combustível (14%) e óleo diesel (10%). Com menos projetos ofertados, as energias limpas tiveram menos disputa.

O leilão emergencial foi realizado para garantir o abastecimento de eletricidade, assim como ajudar a recompor o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras.

O 1º Procedimento Competitivo Simplificado para Contratação de Reserva de Capacidade movimentou R$ 39 bilhões de reais, segundo o Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Leilão emergencial de energia teve deságio de 1,2% para usinas a gás natural

O deságio em relação aos preços iniciais foram baixos, de 1,2% para os projetos de térmicas a gás natural, que dominaram o leilão, e de 1% para os empreendimentos de energia limpa.

As hidrelétricas vem sendo afetadas nos últimos sete anos pela redução dos volumes de chuvas nas regiões onde estão instaladas, um dos reflexos das mudanças climáticas que impactam o mundo inteiro.

No domingo, 24, os reservatórios das usinas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste operavam 17,8% cheios, contra 25,23% no mesmo dia em 2020, e do Sul com 47%, estáveis na mesma comparação. Os projetos que participam do leilão emergencial serão interligados a esses dois subsistemas. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra